?>

Curtas

Ignorando críticas, Copom mantém taxa de juros básicos em 13,75% ao ano

Ignorando críticas, Copom mantém taxa de juros básicos em 13,75% ao ano

Economia por RED
04/05/2023 07:13 • Atualizado em 04/05/2023 08:21
Ignorando críticas, Copom mantém taxa de juros básicos em 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. Esta é a sexta vez seguida e a segunda no atual governo que o Comitê não mexe no indicador, mantendo a taxa no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.

A decisão foi unânime, mas com um voto a menos, de um total de nove: a diretora Carolina de Assis Barros não participou dos dois dias de sessão, devido a falecimento em família. A próxima reunião do colegiado será realizada em 20 e 21 de junho.

“O ambiente externo se mantém adverso. Os episódios envolvendo bancos no exterior têm elevado a incerteza, mas com contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento, requerendo contínuo monitoramento. Em paralelo, os bancos centrais das principais economias seguem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, em um ambiente em que a inflação se mostra resiliente”, destaca o comunicado divulgado pelo Banco Central (BC) na noite desta quarta-feira, 3.

O Copom ainda reafirma que seguirá “vigilante”, ainda sem sinalizar alguma redução da taxa. Pelo contrário: diz que poderá aplicar aumentos, dependendo do comportamento da inflação. “O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária”, acrescenta.


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Toque novamente para sair.