?>

Curtas

Ibama nega licença para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas

Ibama nega licença para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas

Meio Ambiente por RED
18/05/2023 06:31 • Atualizado em 18/05/2023 07:37
Ibama nega licença para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou nesta quarta-feira, 17, que decidiu negar o pedido de licença para a perfuração na Bacia da Foz do Amazonas.

Em nota, o Ibama afirmou que baseou-se em análises técnicas aprofundadas e em pareceres de especialistas, considerando aspectos como os riscos ambientais associados à atividade de perfuração, potenciais impactos na vida marinha e na subsistência de comunidades locais. O Instituto também aponta a falta de estudos conclusivos sobre a viabilidade e segurança dessa exploração na região.

“Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”, apontou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

A bacia da foz do Amazonas é reconhecida internacionalmente como uma área de grande importância ambiental e a medida visa proteger a importante região e seus ecossistemas únicos.


Com informações do Brasil de Fato

Foto: Mikaell Carvalho/Repórter Brasil

Toque novamente para sair.