?>

Curtas

Hospital de São Paulo faz primeiro autotransplante de pulmão em caso metastático no Brasil

Hospital de São Paulo faz primeiro autotransplante de pulmão em caso metastático no Brasil

Geral por RED
30/07/2023 16:22 • Atualizado em 30/07/2023 12:35

Um paciente de Ribeirão Preto (SP) com câncer metastático foi o primeiro caso do Brasil a passar por um autotransplante de pulmão. O procedimento aconteceu recentemente, no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo (SP).

Apesar de até o momento outras duas pessoas no país já terem passado por esse tipo de procedimento, onde o pulmão é retirado do paciente para remoção do tumor e, posteriormente, recolocado, o paciente de Ribeirão é o primeiro caso no qual havia metástases, ou seja, quando o câncer está espalhado pelo organismo.

Um fato que surpreendeu a equipe médica é que o paciente se recuperou em 12 dias, muito mais rápido que os outros dois pacientes que passaram pelo mesmo procedimento e nem estavam em metástase, levando 30 dias para recuperação total.

O cirurgião torácico do Hospital São Luiz Itaim e responsável pelo procedimento, Marcos Samano, explica que em todos os casos se tenta remover o tumor sem a retirada do pulmão, e esse tipo de cirurgia se limita aos casos onde o tumor é considerado irressecável ou o paciente é considerado inoperável. Além disso, o médico lembra que, apesar desse tipo de cirurgia não oferecer risco de rejeição, uma vez que o pulmão reimplantado é do próprio paciente, é preciso atenção por conta de sangramentos e complicações pós-operatórias, como infecções ou embolia pulmonar aguda, como qualquer cirurgia de grande porte.

O procedimento durou cerca de dez horas e Samano avalia como bem-sucedido, pois, além da rápida recuperação, não são necessárias outras cirurgias. O pulmão funciona 100%.

Toque novamente para sair.