Curtas
Historiadora fala sobre a integração do negro nas sociedades de classe no pós-guerra em entrevista ao Espaço Plural desta sexta-feira
Historiadora fala sobre a integração do negro nas sociedades de classe no pós-guerra em entrevista ao Espaço Plural desta sexta-feira
O Espaço Plural encerra a semana recebendo a historiadora e professora de História na Universidade de São Paulo (USP) Elizabeth Cancelli para conversar sobre o livro Guerra Fria e Brasil, para agenda de integração do negro nas sociedades de classe. A publicação foi lançada em 2020 e está sendo relançada neste ano.
“No pós-guerra não existiam políticas de integração. Elas passam a existir depois. na verdade, o trabalho vai mostrando como no pós-guerra a imagem do Brasil era uma imagem de democracia racial. Quer dizer, e a interpretação do lugar do negro no Brasil era fundamentalmente a interpretação dada por Gilberto Freyre. Aí você tem um grande interesse da Unesco. A questão racial se torna um problema, ela se torna uma questão relevante no pós-guerra”, explica o professora.
Elizabeth Cancelli também fala sobre o racismo e integração nas sociedades de classes em outros lugares como nos Estados Unidos e nos países europeus no período da Segunda Guerra e no pós-guerra.
Assista o programa completo:
O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.
Foto: Reprodução.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.