?>

Curtas

Haddad toma posse e promete nova regra fiscal neste semestre

Haddad toma posse e promete nova regra fiscal neste semestre

Economia por RED
02/01/2023 13:03
Haddad toma posse e promete nova regra fiscal neste semestre

O advogado e economista Fernando Haddad (PT) assumiu o Ministério da Fazenda na manhã desta segunda-feira, 2, em cerimônia no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

Em seu primeiro discurso após ser empossado no cargo, Haddad buscou passar uma mensagem de responsabilidade com as contas públicas, combate à inflação e prioridade social, buscando conciliar pedido de Lula para impulsionar consumo popular e exigência do mercado por controle do endividamento.

“Além de trabalhar com toda ênfase na recuperação das contas públicas, é preciso combater a inflação. É preciso fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade. Mas, principalmente, com prioridade social. Com geração de empregos, oportunidade, renda, salários dignos, comida na mesa e preços mais justos”, afirmou.

Ao prometer a nova âncora fiscal, foi aplaudido pela plateia, composta de servidores, empresários e representantes dos governos estaduais. Também deu recados ao mercado financeiro. “Um Estado forte não é um Estado grande, um Estado obeso. É um Estado atuante”, afirmou. “Não somos dogmáticos, somos pragmáticos, queremos resultados, mas seguimos princípios e valores”, disse.

Haddad afirmou  não estar no posto para “aventuras” e estar “confortável” em estar numa equipe econômica com o vice-presidente Geraldo Alckmin (também titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação de Serviços Públicos). Ele ainda defendeu a cisão do Ministério da Economia em novas pastas.


Foto – Fabio Rodrigues Pozzebom /  Agência Brasil.

Toque novamente para sair.