Curtas
Guarás-vermelhos serão reintroduzidos no Rio de Janeiro
Guarás-vermelhos serão reintroduzidos no Rio de Janeiro
Ave não é vista no estado desde 1952
Um projeto do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro prevê a reintrodução de bandos de guará-vermelho (Eudocimus ruber) no estado. A vistosa ave de coloração vermelha possivelmente desapareceu da região, uma vez que o último bando visto data de 1952 na na Baía de Guanabara. Depois disso, foram feitos apenas registros isolados em 1985, em Sepetiba, e em 1996, em Guaratiba.
A previsão é que os animais sejam introduzidos na Reserva Biológica de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, no início do ano que vem. O bairro onde fica a reserva, aliás, deve seu nome à ave que, há anos, não é mais avistada por ali. Guaratiba, na língua tupi, significa “ajuntamento de guarás”.
“Esse projeto deve começar no início do próximo ano. Por causa desse estado de emergência por conta da influenza viária, a gente postergou um pouquinho o início dele. Ela tem uma coloração vermelha porque se alimenta de caranguejos. É uma espécie que é carismática pela sua beleza e tem uma função ecológica também”, afirma o gerente de Fauna do Inea, Marcelo Cupello.
As solturas serão feitas em grupos, que, antes de serem liberados na reserva de Guaratiba, passarão por um período de adaptação. “Esses animais virão de zoológicos e criatórios conservacionistas, ou seja, provenientes de cativeiro, mas também teremos alguns vindos da natureza. A ideia é soltar em torno de 80 animais. Eles vão ser acompanhados e monitorados ao longo do período do projeto”, explica Marcelo.
Além disso, a Secretaria Estadual do Ambiente e o Inea estão preparando uma atualização da lista de espécies de animais ameaçados de extinção no estado, pois a lista atual foi produzida há 15 anos.
Imagem: Wikipedia
Toque novamente para sair.