Opinião
Gratidão ao povo negro brasileiro que elegeu Lula! – Parte 1
Gratidão ao povo negro brasileiro que elegeu Lula! – Parte 1
De EVERTON RODRIGUES*
Importante ensinamento que aprendi com meu pai, um dos fundadores do PT e do MST em Bagé no Rio Grande do Sul, é: Ter ética para reconhecer as importantes realizações das companheiras e companheiros.
Por isso, reconheço, escrevo, digo e repito: A população negra brasileira é a principal responsável pela eleição de LULA. A população negra votou em Lula porque tem consciência de classe. Sabe onde é o seu lugar e quem defende os seus interesses. Sabe e não esqueceu tudo o que LULA já fez.
LULA foi eleito principalmente pelas pessoas negras que são maioria na região nordeste e nas periferias das grandes cidades.
Registro aqui o meu respeito, o meu reconhecimento e a minha gratidão, que significará apoiar pessoas negras para as eleições municipais em 2024. Isso é o mínimo do mínimo. É um crime, um absurdo, uma falta de consideração, manter os parlamentos com 95% de pessoas brancas, mesmo após o Brasil ser salvo do FASCISMO com empenho das pessoas negras.
O nordeste tem 39 milhões de eleitores e destes, 22 milhões, que significam 69,34% dos votos válidos da região no 2º turno, foram pra LULA. É a região que tem a maior população negra do Brasil, especialmente a Bahia onde 80% é preta.
Na região sudeste que tem 67 milhões de eleitores, 22 milhões votaram em Lula. A maioria dos votos da região sudeste vieram das periferias onde a população negra também é maioria e parte, inclusive, nordestina.
Em São Paulo, maior estado brasileiro, LULA perdeu com 44% para 55% do fascista Bolsonaro. Mas, na capital paulista, onde se tem maior concentração de pessoas negras nas periferias, Lula obteve 53% dos votos, contra 46% do ultradireitista Bolsonaro.
Vejamos alguns exemplos das periferias da cidade de São Paulo: Na zona sul em Piraporinha, Jardim São Luís e Jardim Ângela, LULA somou 66,58% dos votos. No Grajaú atingiu 66,06%, em Parelheiros 63,80% e Valo Velho 65,34%. Na Cidade Tiradentes, Lula teve 64,41% dos votos.
A campanha de LULA, que funcionou também de forma descentralizada com iniciativas independentes de milhares de pessoas, conseguiu recuperar o espírito colaborativo e solidário, típico da esquerda, e inclusive, foram valores centrais na fundação do PT, da CUT e do MST na década de 80.
Este sentimento, essa noção coletiva, este pensamento de unidade, criou as condições para eleger LULA que enfrentou Bolsonaro, a ultradireita fascista e sua maquina de produzir ódio, violência, compra de votos e fake news.
NÓS VENCEMOS.
E, para manter esse espírito de unidade ANTIfascismo, esse relacionamento com as periferias, com a população negra, será necessário fortalecer lideranças elegendo pessoas negras para cargos públicos nas próximas eleições municipais.
O racismo estrutural precisa ser combatido imediatamente, porque foram 350 anos de escravidão e FASCISMO que fundaram o Brasil, e agora pessoas negras salvaram o país de uma nova era FASCISTA.
Obrigado povo negro. Vocês nos salvaram!
*Integrante do Movimento ANTIfascismo e do Time Lula.
Imagem – reprodução do símbolo antifascista.
As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.
Toque novamente para sair.