?>

Curtas

Governo retoma Farmácia Popular e expande oferta de medicamentos

Governo retoma Farmácia Popular e expande oferta de medicamentos

Geral por RED
07/06/2023 14:58 • Atualizado em 07/06/2023 14:58
Governo retoma Farmácia Popular e expande oferta de medicamentos

O governo federal retomou o programa Farmácia Popular do Brasil nesta quarta-feira, 07, durante uma cerimônia em Recife, Pernambuco. A iniciativa expande o número de medicamentos gratuitos ofertados e credencia novas unidades em cidades vulneráveis. Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito aos medicamentos.

O programa foi criado em 2004 e oferece medicamentos gratuitos para diabetes, asma e hipertensão, e subsidia através do copagamento tratamentos para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas.

As novidades foram anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, no Centro Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna.

Bolsa Família

Todos os 55 milhões de brasileiros e brasileiras terão acesso gratuito aos 40 medicamentos fornecidos pela Farmácia Popular. Até o momento, os beneficiários tinham acesso de graça somente aos tratamentos para asma, hipertensão e diabetes. Os outros eram fornecidos com preços mais baixos.

De acordo com o governo, basta o beneficiário apresentar a receita médica, identidade e CPF na hora da compra. O reconhecimento do vínculo será automático pelo sistema, sem a necessidade de se cadastrar previamente.

Saúde da Mulher

Medicamentos para a osteoporose e contraceptivos serão oferecidos de forma gratuita para todas as mulheres nesta retomada do programa. Até o momento, era possível pagar metade do valor. Cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país devem ser beneficiadas com a gratuidade.

Povos indígenas

O Farmácia Popular também vai fornecer gratuitamente todos os medicamentos para a população indígena. Segundo o governo, o objetivo é ampliar e facilitar o acesso da população atendida nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

“Para evitar o deslocamento, um representante da comunidade será escolhido para retirar os medicamentos indicados. Assim, também não será necessário ter um CPF para ser atendido pelo programa. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami e em seguida, expandida de forma gradual para as outras regiões. As ações serão implementadas com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena”, explicou em nota.

Novas unidades

O programa Farmácia Popular também contará com novas unidades de atendimento na maioria dos estados brasileiros. São 881 municípios de maior vulnerabilidade social que serão priorizados na solicitação de farmácias populares. Cerca de 94, 4% estão localizados no Norte e no Nordeste.

Ao todo, 5.207, ou 93% do Brasil, terá a presença do programa Farmácia Popular.


Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.