?>

Curtas

Governo relança programa Mais Médicos

Governo relança programa Mais Médicos

Geral por RED
20/03/2023 13:15
Governo relança programa Mais Médicos

O governo federal retoma, nesta segunda-feira, 20, o programa Mais Médicos destinado a contratação de profissionais para dar atenção à saúde primária, principalmente em áreas mais pobres. A cerimônia, marcada para às 11h no Palácio do Planalto, teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Com o relançamento, o governo pretende ter cerca de 28 mil profissionais fixados em todo o país. Para isso, serão investidos R$ 712 milhões neste ano.

Ainda este mês, um edital com 5 mil vagas será aberto. “Profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS)” podem se inscrever nos editais, conforme informado em nota. Os médicos brasileiros formados no Brasil terão preferência na seleção de novos profissionais.

Outras áreas como odontologia, enfermaria e assistência social serão incluídas no programa.

O Mais Médicos voltou para responder ao desafio de garantir a presença de médicos a cidadãos de municípios mais distantes dos grandes centros e que sofrem com a falta de acesso”, declarou a ministra Nísia Trindade.

Novidades

O Mais Médicos foi criado em 2013 pela presidenta Dilma Rousseff. Desde então, o programa sofre com o alto nível de desistência e rotatividade dos médicos. Cerca de 41% dos profissionais deixam de participar em busca de capacitação e qualificação, segundo o Ministério da Saúde. O ano de 2022 foi o de maior desistência.

“O médico que participa do programa poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos. Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcional ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões remotas”, explica a pasta.

As mulheres irão receber compensação na licença-maternidade e o homens poderão se afastar por 20 dias.

Além disso, o governo quer atrair os médicos e as médicas formadas com ajuda do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Os participantes receberão incentivos para ajudar a pagar a dívida.

Revalida

No início deste mês foi aplicada a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). A prova serve para revalidar os diplomas dos profissionais que querem atuar no Brasil, estrangeiros ou não.

No entanto, o secretario de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, disse ao g1 que os médicos estrangeiros receberão um registro médico temporário para atuar no país.

Para o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, os profissionais formados no exterior precisam validar o seu diploma do Brasil. De acordo com o g1, a primeira versão do Mais Médicos também deixou o Revalida de fora das regras do programa.

Assista:


Com informações da Agência BrasilPalácio do Planalto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.