?>

Curtas

Governo Lula dispensa mais 13 militares do GSI

Governo Lula dispensa mais 13 militares do GSI

Politica por RED
18/01/2023 10:32

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18, a dispensa de mais 13 militares do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Ontem, 17, o Planalto já havia dispensado 40 militares que trabalhavam no Palácio da Alvorada e outros de diversas áreas do governo.

Segundo a Folha de São Paulo, “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já demonstrou desconfiança com a atuação de militares que trabalham no governo”. As dispensas nas pastas estariam sendo feitas em meio a crise, especialmente no GSI, após os atos de vandalismo de 8 de janeiro.

Ainda destacado pela Folha, “o GSI está envolvido em desconfiança por parte dos petistas, desde que Lula ganhou a eleição no ano passado. A pasta, então coordenada por Augusto Heleno, foi perdendo espaço, e a segurança presidencial aproximada do chefe do Executivo tornou-se atribuição da Polícia Federal, até mesmo depois da posse” e “tanto a pasta quanto o seu novo ministro, general Gonçalves Dias, viraram alvo de críticas de integrantes do governo que apontaram morosidade do órgão diante do vandalismo de bolsonaristas no domingo (8)”.

 

Toque novamente para sair.