Curtas
Governo federal vai suspender o Novo Ensino Médio e mudanças no ENEM
Governo federal vai suspender o Novo Ensino Médio e mudanças no ENEM
Nos próximos dias, o governo federal deve publicar uma portaria que suspende a implementação do Novo Ensino Médio e as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio previstas para 2024.
A suspensão vai durar enquanto o a consulta pública estiver em andamento. Iniciada em março, tem prazo de duração de 90 dias com possibilidade de revogar por mais 30.
O ministro Camilo Santana já havia dado declarações a respeito do assunto, sendo favorável a ajustes pontuais, mas não a completa revogação. O governo decidiu pela suspensão para evitar desgastes com os grupos contrários ao modelo atual, principalmente os estudantes.
O Novo Ensino Médio foi implementado em 2017 a partir de uma medida provisória. Na prática, provocou ainda mais desigualdades entre escolas públicas e privadas e dificultou o acesso dos estudantes ao ensino superior através do ENEM. A revogação total depende do Congresso Nacional.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.