?>

Curtas

Governo decide transferir Abin do GSI para Casa Civil

Governo decide transferir Abin do GSI para Casa Civil

Politica por RED
10/02/2023 18:02 • Atualizado em 10/02/2023 18:03
Governo decide transferir Abin do GSI para Casa Civil

A medida ocorre após críticas aos serviços de inteligência

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu transferir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para o Ministério da Casa Civil, com uma medida provisória que deve ser editada nos próximos dias com a formalização da mudança.

A iniciativa aumentará as atribuições do chefe da Casa Civil, Rui Costa, e indica um esvaziamento do GSI, atualmente sob o comando do general da reserva Gonçalves Dias.

A mudança já havia sido publicada pelo O Globo e Folha e foi confirmada pela assessoria de comunicação da Casa Civil à imprensa. Segundo estas mesmas publicações, o comando da agência deve ficar com o delegado Luiz Fernando Corrêa, ex-diretor-geral da PF que já comandou o setor de inteligência de 2007 a 2011.

A medida ocorre após críticas à Abin e aos serviços de inteligência em razão das falhas relativas aos ataques de 8 de janeiro em Brasília. Mas a ideia já teria surgido ainda durante a transição, quando integrantes da equipe de Lula se incomodavam com a composição ideologizada que a pasta passou a ter, sob a gestão do antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Essa desconfiança levou Lula, ainda no primeiro dia após a posse, a editar uma medida tirando a segurança presidencial do GSI.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Toque novamente para sair.