?>

Curtas

Congresso cria CPMI dos atos golpistas. Governo calcula ter maioria na comissão

Congresso cria CPMI dos atos golpistas. Governo calcula ter maioria na comissão

Politica por RED
26/04/2023 14:45 • Atualizado em 26/04/2023 14:45
Congresso cria CPMI dos atos golpistas. Governo calcula ter maioria na comissão

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu nesta quarta-feira, 26, o requerimento para abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro. O documento será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

“O requerimento requer a criação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito com a finalidade de investigar os atos de ação e omissão ocorridos no dia último oito de janeiro ocorridos na sede dos três poderes da República em Brasília”, diz trecho do texto.

A CPMI será formada por 16 deputados e 16 senadores titulares. Cabe os líderes indicar os integrantes da comissão de acordo com a proporcionalidade determinada no requerimento. O colegiado terá duração inicial de seis meses e deve começar os trabalhos após o feriado do dia 1° de maio.

Maioria do governo

Líderes da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva calculam ter pelo menos 20 dos 32 parlamentares necessários para integrar (CPMI) dos atos golpistas.

Em reunião na manhã de hoje entre os líderes e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ficou decidido que os cargos de comando no colegiado serão definidos na próxima semana.

De acordo com o g1, até lá, o governo irá ouvir reinvindicações e negociar apoios para garantir a aprovação de requerimentos importantes, como a convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro Augusto Heleno.


Com informações da Agência Brasil.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.