?>

Curtas

Governo anuncia pacotes de medidas para promover a igualdade racial

Governo anuncia pacotes de medidas para promover a igualdade racial

Geral por RED
21/03/2023 15:10 • Atualizado em 21/03/2023 15:55
Governo anuncia pacotes de medidas para promover a igualdade racial

O governo federal anuncia nesta terça-feira, 21, um pacote de medidas para promoção da igualdade racial no Brasil. O evento acontece no Palácio do Planalto, às 15h, e celebra os 20 anos das politicas de igualdade racial desde a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003.

A data também lembra o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, e o outros ministros participam do evento. Confira as medidas a serem anunciadas:

Aquilomba Brasil: programa direciono à promoção de direitos da população quilombola como acesso á terra, infraestrutura, desenvolvimento local e qualidade de vida. No Brasil, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas sejam quilombolas.

Titulação de territórios quilombolas: três territórios quilombolas receberão sua titulação após quase 20 anos de espera. Em Minas, a comunidade Brejo dos Crioulos finalmente vai ter direito ao território. O mesmo que Lagoa dos Campinhos e Serra da Guia, ambos em Sergipe.

Programa Nacional de Ações Afirmativas: o novo programa visará atender os estudantes negros na graduação e na pós-graduação, além de reservar vagas em órgãos governamentais.

Grupos de Trabalho

  • Plano Juventude Negra Viva: responsável por criar um programa para reduzir os homicídios e as vulnerabilidades sociais para a juventude negra.
  • Cais do Valongo: voltado para ações no espaço localizado na área portuária do Rio de Janeiro. O cais é considerado patrimônio histórico da humanidade e está prevista a criação de um centro de referência de herança africana no local.
  • Racismo religioso: tem o objetivo de elaborar medidas contra este problema que atinge, principalmente, comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiros. Ao todo, 13 órgãos e nove organizações da sociedade civil integrarão este grupo.


Com informações do Palácio do Planalto.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Atualizado às 15h55 para inclusão do tweet com transmissão online.

Toque novamente para sair.