?>

Sem Tags

Globo tenta segundo turno, mas Data Folha sinaliza que é alta a chance do Lula faturar eleição no primeiro turno

Globo tenta segundo turno, mas Data Folha sinaliza que é alta a chance do Lula faturar eleição no primeiro turno

Artigo por RED
11/09/2022 15:12 • Atualizado em 12/09/2022 23:49
Globo tenta segundo turno, mas Data Folha sinaliza que é  alta a chance do Lula faturar eleição no primeiro turno

De ALEXANDRE CRUZ*

Muitos brasileiros estão reclamando que a TV Globo não tem dado ênfase nos 51 imóveis que o Jair Bolsonaro comprou com dinheiro vivo como o Jornal Nacional fez na operação Lava Jato. Essa percepção e desconfiança surge quando o jornalista Merval, da GloboNews, um comentarista político próximo aos Marinho, sustenta a tese que para “democracia, o melhor que ocorra é o segundo turno.” A leitura que se permite fazer, saído de um jornal conservador que é o Estadão, que o Grupo Globo tem como objetivo, na tentativa de provocar o segundo turno, é influenciar a agenda da política econômica do eventual governo Lula.  No artigo anterior:  Direita adota prática gramsciana, que escrevi na RED, confirma “que os meios de comunicação são rivais da esquerda é porque os banqueiros, empresários que detém esses veículos de comunicação que possuem o negócio não é porque seja somente altamente rentável, e sim, que buscam influenciar e determinar eleições como também os governos.”

O questionamento que se faz: terão sucesso? De acordo com  a pesquisa eleitoral, principalmente que saiu na sexta-feira passada, no dia nove de setembro, pela Data Folha, tenho más notícias para  família Marinho que  fracassarão! Lula não só pontua como não tem perdido pontos. O ex presidente do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro, afirmou na Revista Forum, que só “falta o  eleitor pôr o voto na urna”. Ou seja, favas contadas. Dificilmente Lula deixará escapar de vencer a eleição no primeiro turno. Mesmo que o Bolsonaro tenha subido mais dois pontos, que está na margem de erro para cima ou para baixo, a projeção é que o atual ocupante do Palácio do Planalto ficará desidratado.

Me baseando na pesquisa Data Folha do dia nove de setembro, mesmo a Simone Tebet, do MDB,  que empacou, não subiu, não pontuou, não podemos esquecer que ainda tem o debate na Globo. Caso repita a mesma estratégia  que teve no último debate na Bandeirantes de bater no Bolsonaro, provavelmente Tebet poderá ultrapassar o Ciro Gomes, do PDT. Quiçá essa seja a perspectiva da Globo para que ocorra o segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Evidentemente, Lula poderia estar melhor na pesquisa, se os dois estados, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, não tivessem fracassado nas negociações de escolher um nome competitivo e por tabela, criar o fortalecimento para o candidato petista. Mesmo assim, a possibilidade do Luiz Inácio Lula da Silva ganhar no primeiro é muito grande.

*Jornalista

Fotos Ricardo Stuckert (Lula)/Alan Santos – PR (Bolsonaro)/Twitter Ciro Gomes/Divulgação Simone Tebet.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.