?>

Curtas

Fundador de grupo de extrema direita é condenado a 18 anos de prisão nos EUA

Fundador de grupo de extrema direita é condenado a 18 anos de prisão nos EUA

Geral por RED
25/05/2023 17:15 • Atualizado em 25/05/2023 16:40
Fundador de grupo de extrema direita é condenado a 18 anos de prisão nos EUA

A Justiça dos Estados Unidos condenou o fundador do grupo de extrema direita Oath Keepers, Stewart Rhodes, a 18 anos de prisão por conspiração e outros crimes relacionados ao ataque ao Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

Os promotores determinaram a pena nesta quinta-feira, 25, e pediam uma pena ainda maior, de 25 anos, para Rhodes.

Rhodes diz ser um prisioneiro político, mas o  juiz do processo, Amit Mehta, disse que não é o caso, e ainda afirma que ele é uma ameaça aos EUA e à democracia no país.

Mais de mil pessoas foram presas por participação no ataque ao Capitólio (o prédio do Congresso dos EUA). Na ocasião, apoiadores do então presidente republicano Donald Trump tentaram impedir o Congresso de certificar a vitória nas urnas de Joe Biden.

A maioria enfrenta acusações por entrar ilegalmente ou causar danos à propriedade, mas cerca de 350 foram acusadas de agressão a agentes da ordem ou resistência à prisão, e mais de 50 por crimes graves de conspiração.

Apesar da pena de prisão de Rhodes ser a mais longa de todas entre os condenados pelo ataque ao Capitólio, há outras sentenças bastante substanciais no caso, como a de 14 anos de prisão dada a um homem da Pensilvânia que atacou a polícia durante o tumulto.


Com informações do g1.

Imagem: reprodução.

Toque novamente para sair.