?>

Curtas

Fóssil humano de quase 12 mil anos é encontrado em Serranópolis

Fóssil humano de quase 12 mil anos é encontrado em Serranópolis

Geral por RED
07/05/2023 11:54 • Atualizado em 07/05/2023 11:54
Fóssil humano de quase 12 mil anos é encontrado em Serranópolis

Restos mortais estavam próximos a crânios de mais de um século

Um fóssil humano de quase 12 mil anos, que pode ser um dos primeiros habitantes do cerrado goiano, foi encontrado por pesquisadores no sudoeste de Goiás, em um sítio de Serranópolis.

Segundo Julio Cezar Rubin de Rubin, um dos coordenadores da pesquisa no local, o esqueleto estava há dois metros de profundidade, próximo a outros objetos históricos, como dez crânios de mais de um século. Os primeiros indícios do esqueleto  foram encontrados em outubro de 2022, mas as escavações começaram em março deste ano.

“Já havíamos encontrado carvão e um artefato lítico perto do pé desse indivíduo. Há uma cronologia de entre 11.900 e 11.700 anos antes do presente. Ele pode ser mais novo, pois pode estar dentro de uma cova, tinha carvão embaixo dele também. Só a continuidade da pesquisa é que vai definir isso”, explicou Julio.

Caso seja comprovada a idade do fóssil, os restos mortais humanos podem se tornar os mais antigos já encontrados no centro oeste-brasileiro. Mas o mais importante, segundo o pesquisador, é a quantidade e a qualidade das informações que o esqueleto pode trazer à comunidade acadêmica, como a forma como as pessoas viviam na época datada do fóssil, além da alimentação, causa da morte do indivíduo e até questões climáticas da região.

O trabalho na região começou em dezembro de 2021 e conta com a participação de mais de 20 profissionais de oito instituições nacionais e internacionais, além do apoio da Polícia Federal (PF).


Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Toque novamente para sair.