Curtas
Forças Armadas não estão cumprindo com os seus deveres, avaliam estudiosos
Forças Armadas não estão cumprindo com os seus deveres, avaliam estudiosos
Com a atuação das Forças Armadas na gestão de Jair Bolsonaro e o envolvimento das mais diversas patentes na tentativa do golpe no dia 8 de janeiro, o papel dos militares no poder vem sendo questionado. Além disso, as corporações não estão cumprindo com os seus deveres.
Para Manuel Domingos Neto, doutor em História pela Universidade de Paris e autor do livro O que fazer com o militar, as Forças Armadas falhou em seu dever de defesa nos espaços territoriais, marítimos, aéreos, cibernéticos e espaciais. De acordo com o historiador, o país não tem capacidade de proteger em casos de ataques e guerras.
Além disso, as forças também não preparadas para cumprir com o seu dever constitucional, como aponta Jeferson Miola, jornalista e integrante do Instituto Instituto de Debates, Estudos e Alternativas (IDEA). Segundo ele, esperava-se que os militares retornassem e permanecessem nos quartéis após a redemocratização, mas nos últimos tempos se viu novamente a presença na política.
Assista ao programa completo:
O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil.
Toque novamente para sair.