?>

Curtas

Flávio Dino: “A eleição de Bolsonaro seria a vitória do apocalipse”

Flávio Dino: “A eleição de Bolsonaro seria a vitória do apocalipse”

Eleições 2022 por RED
23/10/2022 10:26 • Atualizado em 23/10/2022 23:40
Flávio Dino: “A eleição de Bolsonaro seria a vitória do apocalipse”

O ex governador e senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, do PSB, deu entrevista ao Congresso em Foco, na qual avalia os cenários relativos à eleição de cada candidato a presidência na disputa neste segundo turno.

Confira parte da entrevista:

Ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB) elegeu-se senador pelo Maranhão. Se, de um modo geral, o próximo Congresso será mais conservador que o atual, a eleição de Dino é uma das exceções a essa regra.

Flávio Dino entrará no Senado na vaga que hoje é ocupada pelo senador bolsonarista Roberto Rocha (PTB). Em entrevista ao Congresso em Foco, Dino avalia como espera que se comporte o novo Congresso para o qual retornará agora como senador. Para ele, o novo Congresso, de perfil mais pragmático, teria um determinado tipo de comportamento numa eventual vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e outro com uma eventual reeleição de Jair Bolsonaro, do PL. Seria, portanto, um Congresso capaz de negociar com Lula e, ao mesmo tempo, disposto a chancelar qualquer eventual arroubo autoritário de Bolsonaro.

“Este mesmo Congresso Nacional, com os senadores que permanecerão e os senadores que foram eleitos, teria um tipo de comportamento com uma vitória de Bolsonaro e terá outro com o presidente Lula”, avalia Flávio Dino. “O jogo dialético de freios e contrapesos na vitória do Lula vai fazer com que o Congresso Nacional tempere um pouco o seu conservadorismo”, considera ele.

“Uma vitória do Lula, que virá, puxa o Congresso mais para o centro, enquanto que uma vitória de Bolsonaro empurraria esse Congresso mais para a direita”, conclui. Nesse cenário, Flávio Dino considera que ficariam postas as condições para aprovação de propostas autoritárias, na linha do que já se viu em governos pelo mundo que têm líderes autocratas: ampliação das vagas no Supremo Tribunal Federal (STF), possibilidade de mais de uma reeleição, etc.

“Eu creio que teremos dificuldades, mas elas não são intransponíveis. O bom diálogo, a boa prática parlamentar vai garantir a maioria necessária para que a gente possa implementar as medidas que o Brasil hoje precisa”, afirmou o senador eleito pelo Maranhão, no caso de uma eventual vitória de Lula.

Embora não creia na vitória de Bolsonaro, Dino aceitou o exercício de “imaginar o apocalipse”. É assim que ele definiu, na entrevista, a hipótese. “Nós teríamos a concentração de poderes na mão de um só homem”, considera. “E não é qualquer homem. É um homem que tem somente uma regra: aquela segundo a qual regras não existem”. Na avaliação de Dino, Bolsonaro é um “desatinado”, um “desvairado”, que “ concentraria nas suas mãos o poder Executivo, teria uma sólida maioria parlamentar e, com certeza, patrocinará medidas de agressão, de retaliação ao Supremo Tribunal Federal para intimidá-lo, alterar a sua composição e formar maioria”.

 

Para conferir a entrevista completa e trechos em vídeo, acesse a página do Congresso em Foco.

Foto – divulgação Facebook.

 

Toque novamente para sair.