?>

Opinião

Apoio à nota da Fenaj e Sindjors que repudia ataque a jornalista na CMPA

Apoio à nota da Fenaj e Sindjors que repudia ataque a jornalista na CMPA

Geral por RED
11/10/2023 21:14 • Atualizado em 13/10/2023 09:55
Apoio à nota da Fenaj e Sindjors que repudia ataque a jornalista na CMPA

O Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito manifesta seu apoio à nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e da Federação Nacional de Jornalistas de repúdio ao ataque ocorrido contra Luis Henrique Silveira no dia 9/10, durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Confira o texto na íntegra:

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) denunciam e repudiam o ataque ocorrido contra colega jornalista e prestam sua solidariedade ao profissional. O Jornalista negro, Luis Henrique Silveira (60), sofreu, na tarde de hoje (9/10), durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, agressões proferidas pelos vereadores Idenir Cecchim (MDB) e Comandante Nádia (PP), na tentativa de impedir o exercício profissional.

O jornalista trabalha como assessor parlamentar do Vereador Jonas Reis (PT), e estava fazendo imagens no plenário, quando atacado pela vereadora Nádia, para que interrompesse a filmagem. O vereador Jonas interveio em favor do seu assessor, mas a vereadora Nádia, ao deixar o microfone de apartes, fez questão de interpelar o jornalista chegando a desferir um tapa na mão do profissional que segurava seu aparelho celular. Na sequência, o vereador Cechim levantou-se do seu assento para também intimidar e agredir o jornalista. As agressões foram registradas por diversos profissionais presentes na sessão, incluindo alguns da própria Câmara de Vereadores.

O SindJoRS e a Fenaj cobram, da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, medidas para garantir que os profissionais jornalistas, independente da atuação como repórteres ou assessores de imprensa, possam exercer suas atividades sem constrangimentos ou violência.

O respeito por quem tem o dever de informar é fundamental para mantermos uma sociedade democrática e esse tipo de violência precisa acabar. Nossas entidades estarão sempre ao lado das trabalhadoras e dos trabalhadores da notícia para que tenham um ambiente seguro e sadio para exercer as suas atividades.

Laura Santos Rocha
Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS | Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros SindJoRS

Samira de Castro
Presidenta da Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj


Foto: Elson Sempé Pedroso /Câmara de Vereadores

Toque novamente para sair.