?>

Curtas

Exército impediu ação do Ministério da Justiça, diz WP

Exército impediu ação do Ministério da Justiça, diz WP

Politica por RED
16/01/2023 09:16
Exército impediu ação do Ministério da Justiça, diz WP

Suposta conversa entre ministro e comandante aponta conivência militar com bolsonaristas acampados em Brasília.

A divulgação de uma suposta conversa entre o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o comandante do Exército, Júlio Cesar de Arruda, pode ser capaz de comprovar a conivência dos militares com os bolsonaristas que invadiram Brasília no último domingo (08/01).

A revelação é do jornal norte-americano The Washington Post, que conversou com duas autoridades que não tiveram suas identidades reveladas.

“Você não vai prender gente aqui”, disse o comandante do Exército a Dino, o que coincide com a ação do Exército na noite seguinte aos atos terroristas, quando militares impediram a PM de desmontar o acampamento.

Para funcionários do governo Lula, esse ato pode ter dado tempo suficiente para que centenas fugissem, e é uma das indicações que podem comprovar um suposto conluio entre militares, policiais e os bolsonaristas que invadiram as sedes dos Três Poderes brasileiros.

Segundo a publicação norte-americana, as indicações incluem ainda “uma mudança no plano de segurança antes que os rebeldes se reunissem em frente aos prédios federais no domingo”.

Outros pontos envolvem “inação e confraternização da polícia quando eles começaram a entrar nos prédios e a presença de um oficial superior da polícia militar que havia dito aos superiores que estava em período de férias”.

Além disso, as autoridades trabalham para identificar os autores das convocações para as manifestações ocorridas no domingo, além das pessoas que financiaram os ônibus que levaram os bolsonaristas para a capital federal.


Matéria publicada originalmente em GGN.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil – Polícia e Exército se concentram na frente do QG do Exército para desmobilizar acampamento.

Toque novamente para sair.