?>

Curtas

Espetáculo Águas de Março é tema do Espaço Plural desta sexta-feira

Espetáculo Águas de Março é tema do Espaço Plural desta sexta-feira

Espaço Plural por RED
09/06/2023 16:00 • Atualizado em 11/08/2023 09:21
Espetáculo Águas de Março é tema do Espaço Plural desta sexta-feira

O espetáculo Águas de Março sobre chorinho, samba de breque e bossa nova irá acontecer na próxima terça-feira, 13, no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Para falar sobre o show, o Espaço Plural desta sexta-feira, 09, entrevista o advogado militante, com atuação nas áreas de direito civil e criminalista, Antonio Carlos Côrtes, e o professor, músico instrumentista, arranjador e compositor, Jonas Meireles.

Inspirado nos 65 anos da música Chega de Saudade de João Gilberto e na origem da bossa nova com o trio piano, baixo e bateria, o espetáculo é uma homenagem à música popular brasileira e ao Tom Jobim. Durante o show, Antonio Carlos conta a história das músicas e os músicos executam.

“Dindi, por exemplo, é uma música que muita gente pensava que foi feita em homenagem a Silvinha Teles que tinha esse apelido. Outros achavam que era para outra mulher, uma paixão do Tom Jobim. Nada a ver. O Tom Jobim estava na serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro, num sítio, e meio triste com a vida porque a sua obra não era valorizada, não era reconhecido. Ele estava deitado na relva, o lado tinha um riacho longo, e aquele som das águas batendo nas pedras, aquela harmonia da natureza, os pássaros cantando fez com que ele fizesse esse hino”, explicou Antonio Carlos Cortês.

Ao longo do programa, gravado no dia 06 e exibido hoje, o professor Jonas Meireles explica que influências que o chorinho sofreu e como identificar o samba de breque, além de falar como o mercado interfere na forma como as músicas são feitas e consumida hoje em dia.

Assista o programa completo:

O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.


Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.