?>

Opinião

Escritores/as Negros/as

Escritores/as Negros/as

Artigo por RED
27/11/2023 05:25 • Atualizado em 29/11/2023 09:52
Escritores/as Negros/as

De ADELI SELL*

Havia um tempo em que se falava no simbolista Cruz e Souza e no Lima Barreto do Realismo como escritores negros.  Machado era passado ao largo. Hoje, Machado é lembrado como negro.

No Rio Grande do Sul não há nada que fale da origem étnica de Luciana de Abreu. Hoje em dia, seria considerada parda, no mínimo.

O que importa, agora e aqui, saber quem no Rio Grande do Sul foi marco da escrita de origem negra.

Lembro-me de Oliveira Silveira, recentemente agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFRGS. Oliveira Silveira foi um marco da poesia com forte teor, raiz, de negritude, de grito pela raça. Graças a ele temos hoje o 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. Mas ele não estava sozinho, pois nos anos 70 saiu aqui a Revista Tição, como tem-me falado o  Emilio Chagas. Roberto dos Santos, em artigo,  fala de “Tição – imprensa negra e consciência em Porto Alegre nos anos de chumbo.” Exatamente isso.

O mesmo autor diz:

“Afora Oliveira Silveira, Antônio Carlos Côrtes, Ilmo da Silva e Vilmar Nunes, os quatro jovens que primeiro formularam a proposta, o grupo também se fez com a atuação de homens e mulheres negras como: Jorge Antônio dos Santos (Jorge Xangô), Luiz Paulo Assis Santos, Helena Vitória Machado, Anita Abad, Antônia Mariza Carolino, Marli Carolino, Marisa Souza da Silva, Vera Daisy Barcellos, Maria da Conceição Lopes Fontoura, Margarida Maria Martiniano Ramos, Irene Santos, entre outros e outras.”

Pretendo, mais dia menos dia, pesquisar e escrever sobre este movimento.

Alguns autores não negros escreveram sobre a Escravidão e os negros. Sempre destaco os trabalhos da Professora Sandra Jatay Pesavento.

Recentemente adquiri uma revista editada pelo Coletivo de Escritores Negros, sobre a qual vou falar em breve.

Também há pouco saiu um volume e deve sair outro em dezembro da Revista da Floresta Aurora, a mais longeva entidade de negros do país.

Na atualidade, há uma expressiva produção literária de escritores/as negras.

Com este breve artigo de Memórias, vou iniciar aqui na RED textos de resgastes como tenho feito no último ano, todas as segundas.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Imagem em Pixabay.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaositered@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

Toque novamente para sair.