?>

Curtas

Enquanto Bolsonaro silencia, Lula atua como presidente e responde às vítimas das fortes chuvas

Enquanto Bolsonaro silencia, Lula atua como presidente e responde às vítimas das fortes chuvas

Politica por RED
02/12/2022 15:20 • Atualizado em 02/12/2022 14:48
Enquanto Bolsonaro silencia, Lula atua como presidente e responde às vítimas das fortes chuvas

Foi o presidente eleito Lula quem prestou solidariedade e anunciou medidas de governo para impedir catástrofes

As vítimas das fortes chuvas que atingiram todo o país nos últimos dias não motivaram o presidente Jair Bolsonaro a se manifestar ou se solidarizar. Foi o presidente eleito Lula quem prestou a solidariedade e anunciou as medidas de governo para impedir novas catástrofes no Brasil.

“Minha solidariedade e meus sentimentos para as famílias que estão sofrendo com as fortes chuvas no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia”, escreveu Lula. “Também gostaria de me solidarizar com os moradores de Tobias Barreto, em Sergipe, e demais cidades do Brasil atingida pelas chuvas”, completou.

Em seguida, anunciou que o Brasil irá “retomar verbas para prevenção de desastres naturais e defesa civil” e assumiu o presidente que ainda não teve seu mandato iniciado que enfrentará “as catástrofes e a mudanças climáticas”.

No litoral do Paraná foi confirmada a morte de duas pessoas e uma em Sergipe, ainda dezenas ou centenas de desaparecidos e milhares de deslocados em regiões que foram inundadas também em Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo.

Mas Jair Bolsonaro, o presidente ainda em exercício, não manifestou uma palavra sobre os desastres e as famílias atingidas, e permaneceu em silêncio.

Conforme divulgamos aqui, a pasta responsável por previnir desastres ambientais, a de Desenvolvimento Regional, também foi vítima do corte de recursos de Jair Bolsonaro no Orçamento de 2023.

O atual presidente deixou apenas R$ 3 milhões para a prevenção de catástrofes para o ano que vem, e a maior parte dos recursos repassados para o Desenvolvimento Regional veio de emendas de relator e do Orçamento Secreto, mas destinados a outros fins, como o uso em obras, distribuição de equipamentos e veículos, etc.

Lula lamentou “o cenário triste no país” e se comprometeu a trabalhar “para reforçar políticas de prevenção e atendimento”.

 

Publicado originalmente no Jornal GGN

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

Toque novamente para sair.