?>

Opinião

Encontro da militância de esquerda discute papel estratégico do litoral norte do RS

Encontro da militância de esquerda discute papel estratégico do litoral norte do RS

Artigo por RED
02/12/2023 05:25 • Atualizado em 04/12/2023 09:47
Encontro da militância de esquerda discute papel estratégico do litoral norte do RS

De PAULO TIMM*

Um inédito encontro de militantes da esquerda de Torres com dirigentes estaduais de seus partidos,  promovido pelos Diretórios Municipais do PDT e do PT da cidade, realizou-se dia 29, dando início à sua  mobilização para as eleições  de 2024.

Três Presidentes estaduais estiveram presentes: Romildo Bolzan do PDT, Marcio Souza do PV e Jussara Dutra do PT. PCdoB, PSOL e PSB enviaram  representantes. O objetivo do Encontro, realizado no Plenário Ruy Ruben Ruschel da Câmara de Vereadores de Torres, foi o de consolidar a posição dos Partidos de Esquerda na cidade com uma plataforma democrática e  desenvolvimentista para as eleições do ano que vem, estimulando  a  reorganização dos seus diretórios municipais. Pouco falaram, entretanto, das questões municipais e mesmo de eleições. A estratégia dos organizadores do Encontro, que deverá se traduzir numa Carta com as várias contribuições,  foi o de chamar a atenção da importância do Litoral Norte – e de Torres, em especial –  na crise econômica e demográfica que afeta o Estado nos últimos anos.

Tendo sido o Nordeste do Rio Grande do Sul uma região de nível mais baixo de desenvolvimento no estado, com pouca densidade demográfica, ele agora desponta como uma área de grande dinamismo e capaz de se oferecer como espécie de redenção para o próprio RS. Enquanto todas as regiões perdem população, o Litoral Norte cresce vertiginosamente. Talvez mais de 500 mil pessoas tenham se transferido para cá desde a deflagração da pandemia e expansão do home office.

Não basta, afirmou na abertura do encontro Carlos Paiva, economista da FACAT de Taquara que se tem dedicado aos estudos de Economia Regional, um Prefeito local propor um programa estritamente municipal. Ele deve estar preparado para defender a região e o município no cenário estadual marcado por este novo protagonismo do Litoral Norte. “Agir no local, mas situando-o no todo que o refere e envolve”, disse. Carlos Paiva teve seu último livro, “A Dívida Pública e a Mídia do RS – Uma História de Incompreensões”, editado recentemente  pela Mottironi Editora, de Torres, com o patrocínio do Conselho de Desenvolvimento da cidade, evidenciando, aqui também, um protagonismo inédito do município, com ativo papel  no debate econômico que hoje envolve todo o Estado.

Outro estudo, aliás, divulgado pelo Conselho Municipal de Passo de Torres (SC), revela também a importância de se articularem esforços para o desenvolvimento do Programa do Vale Sagrado do Mampituba, no que seria o maior polo de turismo doméstico num futuro próximo, articulando a Serra Gaúcha, onde nasce o Rio Mampituba, com os Grandes Canions, para chegar à rica  hinterlândia que interliga a Mata Atlântica ao litoral.

O Encontro também propiciou  uma viva confraternização de militantes já organizados em torno do PT e do PDT e outros em processo de organização como PV, PSB, PCdoB e PSOL com seus dirigentes Partidários estaduais, os quais levaram consigo o recado do Litoral Norte: “Rogai por nós!” Participou do Encontro apenas o Vereador Moisés Trisch, do PT, sendo de se estranhar a ausência de outros edis, com mandatos cavados no PSB e PDT, dando a entender um possível afastamento dos mesmos destas legendas nas próximas eleições.

O sucesso do Encontro, enfim, gravado por vários veículos de comunicação e disponível no YouTube,  fortalece a articulação de esquerda na cidade,  confirmada pelo índice de 35% de votação em Lula para Presidente no segundo turno no ano passado e avança no sentido da construção de uma forte presença popular na vida pública da cidade que já teve, no passado, uma Prefeita deste campo ideológico.


*Economista.

Imagem em Pixabay.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaositered@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

Toque novamente para sair.