?>

Curtas

Encerra hoje prazo para baixar ou atualizar o E-Título

Encerra hoje prazo para baixar ou atualizar o E-Título

Eleições 2022 por RED
01/10/2022 01:58
Encerra hoje prazo para baixar ou atualizar o E-Título

No domingo (2), data do primeiro turno das eleições de 2022, o E-Título estará disponível somente para exibição do documento virtual, não sendo possível instalá-lo ou atualizá-lo. 

Termina neste sábado, 30, véspera da eleição, o prazo para quem precisa baixar ou atualizar o aplicativo do E-Título. O ideal é não deixar para última hora, pois o aumento da demanda de acesso pode levar a falhas no sistema.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nos celulares Android e Iphone. Ele substitui o documento impresso com foto para quem cadastrou a biometria junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra será a mesma: só será possível instalar ou atualizar o e-Título até o dia 29.

O E-Título no celular pode ser usado como documento para votação, se o eleitor estiver com a biometria cadastrada e o aplicativo tiver sua foto. Se a sua foto não estiver aparecendo no aplicativo ou sua biometria não estiver cadastrada, ele não poderá ser usado para liberar o acesso à urna, sendo necessário levar outro documento com foto, como RG, identidade social, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista. No caso de quem for votar com Título de Eleitor impresso, que não tem foto, é preciso levar também um documento com foto, para comprovar a identidade.

No aplicativo também é possível consultar local de votação e sessão eleitoral, bem como serviços como pedido de justificativa de ausência, emitir guia para pagamento de eventuais taxas por débitos eleitorais e emitir certidões de quitação eleitoral e de “nada consta” para crimes eleitorais.

Foto divulgação TSE.

 

Toque novamente para sair.