?>

Notícia

Eleições neste domingo: saiba tudo o que você precisa saber para votar no estado

Eleições neste domingo: saiba tudo o que você precisa saber para votar no estado

Eleições 2022 por RED
27/09/2022 23:27 • Atualizado em 29/09/2022 10:03
Eleições neste domingo: saiba tudo o que você precisa saber para votar no estado

No próximo domingo, 02, ocorrerá o primeiro turno das eleições 2022. Uma das eleições mais importantes da história do Brasil, pois, para além de eleger 5 candidatos, temos a oportunidade de retomar a normalidade democrática do nosso país. Por isso, é fundamental estarmos com tudo em dia para exercermos o nosso direito ao voto.

Abaixo, a RED elenca as principais informações e os links oficiais para você não se perder em nenhum detalhe:

Título de Eleitor

No dia da eleição, não precisa apresentar o título de eleitor, mas é OBRIGATÓRIO levar um documento com foto. Qualquer um dos documentos abaixo será aceito:

– e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);

– Carteira de identidade;

– Identidade social;

– Passaporte;

– Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

– Certificado de reservista;

– Carteira de trabalho;

– Carteira nacional de habilitação.

Local de Votação

Se você não sabe ou está em dúvida sobre seu local de votação, ou não tem o título em mãos para ver a sessão eleitoral, é bastante simples de descobrir. Basta acessar Local de Votação no site do TSE e consultar à partir do número do CPF, número do título ou nome completo. Lá aparecem todas as informações, inclusive o endereço do local.

Escolha seus candidatos e leve a sua colinha num papel

Neste ano votamos em 5 candidatos e não será permitido consultar os números no celular, pois não será permitido levá-lo pra cabine de votação. Por isso, recorrer à tradicional colinha de papel é a alternativa mais segura para não nos confundirmos. Abaixo, modelo com a ordem de votação:

 

Candidatos e candidatas no RS

Neste link você encontra todas as candidaturas a todos os cargos em disputa no Rio Grande do Sul. Fique atento: escolha candidatos e candidatas com projetos plurais e democráticos, na defesa do povo.

O que é e o que não é permitido no dia das eleições

No dia da votação, é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com foto e número de candidato, mas de forma individual e silenciosa. Também é permitido que, nos crachás dos fiscais partidários, constem o nome e a sigla da legenda ou da coligação, mas vestuário padrão que sugira propaganda não é aceito.

Está vedado por lei o uso de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine.

Também não são autorizadas nas ruas, até o término do horário de votação, aglomerações de pessoas uniformizadas com conotação política ou instrumentos que caracterizem propaganda de candidato, além de abordagem, aliciamento, persuasão ou convencimento político e distribuição de camisetas, além do uso de alto-falantes, realização de comícios, carreatas e  uso de qualquer veículo com jingles, a propaganda de boca de urna, o derrame de santinhos e outros impressos nas seções eleitorais ou nas vias próximas.

 

 

 

Toque novamente para sair.