?>

Curtas

Egito volta a fechar fronteira e brasileiros ficam retidos

Egito volta a fechar fronteira e brasileiros ficam retidos

Internacional por RED
10/11/2023 12:00 • Atualizado em 10/11/2023 15:37

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira (10) mais um fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, antes que o grupo de brasileiros pudesse deixar o local. O ministro também disse  que não é possível afirmar quando os brasileiros deixarão a Faixa de Gaza, mesmo que eles já tenham obtido autorização das autoridades para fazê-lo.

“A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando. É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura”, afirmou o chanceler a jornalistas no Palácio do Planalto.

Após mais de um mês do início do conflito, o grupo havia finalmente recebido autorização para retornar ao Brasil.

“Ontem, ele [ministro das Relações Exteriores de Israel] me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram – apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto”, explicou Vieira.

A  saída de estrangeiros é complexa porque a passagem de Rafah fica aberta durante apenas algumas horas por dia e há um entendimento entre as partes que, em primeiro lugar, passam ambulâncias com feridos. Só depois disso passam, então, os nacionais de outros países.

Toque novamente para sair.