?>

Curtas

‘Economist’ fala em ‘vitória com gosto de derrota’; imprensa internacional repercute eleição

‘Economist’ fala em ‘vitória com gosto de derrota’; imprensa internacional repercute eleição

Eleições 2022 por RED
03/10/2022 16:25
‘Economist’ fala em ‘vitória com gosto de derrota’; imprensa internacional repercute eleição

Confira como alguns dos principais veículos de imprensa do mundo noticiaram a eleição presidencial brasileira, que teve primeiro turno neste domingo (2). Segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorrerá em 30 de outubro.

O New York Times abriu uma ‘live’ sobre a eleição brasileira — Foto: Reprodução via BBC

A eleição presidencial brasileira ocupou posições de destaque em portais da imprensa internacional — com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em geral, sendo apresentado como vitorioso, mas com desempenho insuficiente para garantir uma vitória no primeiro turno sobre Jair Bolsonaro (PL).

A seguir, confira como alguns dos principais veículos de imprensa do mundo noticiaram a eleição presidencial brasileira, cujo segundo turno será disputado em 30 de outubro.

‘Vitória com gosto de derrota’

A revista britânica The Economist, que deu destaque em seu site para o resultado do primeiro turno da eleição presidencial brasileira, abre sua reportagem principal afirmando que para o ex-presidente Lula, foi uma “vitória com gosto de derrota”.

Reprodução do site The Economist — Foto: Reprodução via BBC

O texto destaca que Bolsonaro se saiu melhor do que o esperado, e que o momentum agora está com ele, e não com Lula — lembrando que muitos aliados do presidente foram eleitos para o Congresso.

Diante deste cenário, a reportagem afirma que se Lula vencer, pode ter dificuldades para governar.

“Isso terá implicações a longo prazo. Mesmo que Bolsonaro perca a presidência, o bolsonarismo parece uma força que chegou no Brasil para ficar.”

E diz ainda que o “segundo turno será um teste para as instituições brasileiras”.

“Especialmente se Lula acabar vencendo por uma margem estreita, e Bolsonaro se recusar a aceitar o resultado.”

‘Grande golpe para brasileiros progressistas’

O jornal The Guardian, também do Reino Unido, destacou que Lula foi vitorioso no primeiro turno, mas com desempenho insuficiente. O título de uma das matérias principais do site, que transmitiu os resultados da eleição brasileira em tempo real, dizia: “Ex-presidente Lula ganha em votos, mas não com vitória definitiva”.

“O resultado da eleição foi um grande golpe para os brasileiros progressistas que estavam torcendo por uma vitória enfática sobre Bolsonaro, um ex-capitão do Exército que atacou repetidamente as instituições democráticas do país e vandalizou a reputação internacional do Brasil”, diz um trecho da reportagem.

Pesquisas julgaram mal força dos conservadores

O jornal americano The New York Times criou uma página de transmissão ao vivo de informações sobre a eleição brasileira em seu site, destacando na página principal que Bolsonaro e Lula irão para o segundo turno.

A reportagem do site do jornal começa afirmando que Bolsonaro teve um desempenho melhor do que o previsto por analistas e pesquisas de intenção de voto — que, nas últimas semanas, “sugeriram que ele poderia até perder no primeiro turno”.

“Durante meses, pesquisadores e analistas disseram que o presidente Jair Bolsonaro estava fadado ao fracasso.”

“Em vez disso, Bolsonaro estava comemorando. Embora seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente de esquerda, tenha terminado a noite na frente, Bolsonaro superou em muito as previsões e levou a disputa ao segundo turno”, acrescenta o texto.

A reportagem cita ainda as eleições estaduais e legislativas, dizendo que “as pesquisas pareceram julgar mal a força dos candidatos conservadores em todo o país.”

Ainda assim, o jornal afirma que, nas próximas quatro semanas, Bolsonaro terá que abrir vantagem sobre Lula, que saiu na frente no primeiro turno.

“O presidente de direita está tentando evitar se tornar o primeiro presidente no cargo a perder sua candidatura à reeleição desde o início da democracia moderna no Brasil em 1988.”

A publicação destaca ainda que a eleição de 30 de outubro é considerada “a votação mais importante em décadas para o país” — “vista como um grande teste para uma das maiores democracias do mundo”.

Para muitos brasileiros, o impensável aconteceu

Washington Post também destacou no topo de sua página principal que o Brasil teria um segundo turno, afirmando que “o próximo turno colocará Bolsonaro, um incendiário contrário a regulações (pelo Estado) que é chamado de versão brasileira de Donald Trump, contra seu inimigo político, da Silva, líder do Partido dos Trabalhadores”.

“A eleição chamou atenção global como o mais novo palco para a luta mundial entre a democracia e o autoritarismo”, diz uma parte do texto.

O jornal também mencionou a disparidade entre as pesquisas de intenção de voto, que “mostraram consistentemente que Bolsonaro perderia — e perderia feio”, e o resultado nas urnas.

“Para muitos brasileiros, o impensável já aconteceu”, afirma o texto.

E avalia que o Brasil entra agora em um período “potencialmente desestabilizador” até o segundo turno.

“O país mergulhará agora no que pode ser seu momento politicamente mais incerto desde que deixou o jugo da ditadura. O medo que muitas pessoas já sentiam ao entrar nesta eleição — medo da violência, medo do futuro do país — só aumentará nas próximas semanas.”

Feridas continuam abertas

O jornal Público, de Portugal, destacou na manchete “Brasil vai ao 2º turno. Lula vence por 6 milhões de votos” — e trouxe ainda no topo do seu site várias matérias e artigos, além de um editorial com título “Brasil: as feridas continuam abertas”.

Diário de Notícias também publicou no site várias notícias sobre a eleição brasileira, incluindo a manchete Lula e Bolsonaro vão ao segundo turno”.

Já o francês Le Monde destacou o resultado no Brasil como manchete do site: “Eleição presidencial no Brasil: Lula à frente de Bolsonaro, com segundo turno a ocorrer em 30 de setembro”.

O subtítulo acrescentava: “Com 48% dos votos, o representante do Partido dos Trabalhadores, antigo chefe de Estado de 2003 a 2010, tem quatro pontos e meio de vantagem em relação ao presidente de extrema direita”.

Resultado do primeiro turno no Brasil foi manchete no site do Le Monde — Foto: Reprodução via BBC

Na América Latina

No México, maior país da América Latina depois do Brasil, um dos principais jornais do país, o El Universal, também colocou como manchete o resultado da eleição brasileira: “Lula e Bolsonaro definirão a presidência do Brasil em segundo turno”.

O colombiano El Tiempo manchetou que Lula da Silva e Jair Bolsonaro irão ao segundo turno”.

Eleição surpreendente e apertada

Jornais argentinos destacaram resultado da eleição brasileira como surpreendente — Foto: Reprodução via BBC

Na Argentina, o jornal Clarín destacou na manchete o resultado da eleição brasileira como inesperado: “Eleição surpreendente e apertada: Lula ganhou, mas irá a disputa com Bolsonaro”. O jornal trouxe ainda no topo do site uma seção com informações em tempo real sobre a eleição brasileira.

Final com suspense

La Nación também trouxe na manchete a surpresa do resultado:

“Final com suspense no Brasil. Lula ganhou, mas a surpresa foi Bolsonaro e haverá mais uma rodada de votação.”

Em BBC Brasil
Notícia publicada originalmente aqui .

Toque novamente para sair.