?>

Curtas

Duas candidaturas de esquerda vão ao segundo turno na Guatemala

Duas candidaturas de esquerda vão ao segundo turno na Guatemala

Internacional por RED
26/06/2023 14:10
Duas candidaturas de esquerda vão ao segundo turno na Guatemala

Após a votação das eleições gerais no domingo, 25, os eleitores e as eleitoras da Guatemala devem retornar as urnas para o segundo turno e escolher entre duas candidaturas de esquerda. Sandra Torres e Bernardo Arévalo, considerado uma surpresa, disputam a presidência do país. A votação está marcada 20 de agosto.

Sandra Torres, do partido Unidade Nacional da Esperança (UNE), obteve 15,3% dos votos. Enquanto que Bernando Arévalo, do Movimento Semente, ficou com 11,8% da preferência dos eleitores. Os dois pertenceram a partidos localizados à esquerda.

Arávelo é considerado uma surpresa porque não figura entre os três favoritos ao cargo. Em pesquisa divulgada na quinta-feira, 22, pela diário Prensa Libre e realizada pelo instituto ProDatos, Sandra Torres apareceu com 21, 3% da intenções de votos. Em seguida, o candidato de centro-direita Edmond Mulet com 13,4%, o de extrema-direita Zury Ríos Sosa com 9,1%, os dois empatados tecnicamente. Por fim, o governista Manuel Conde apareceu com 5,8% antes da votação.

Candidaturas

Sandra Torres é ex-primeira-dama e empresária do ramo têxtil. Ela se divorciou do ex-presidente Álvaro Colom em 2011, antes do encerramento do mandato. Como primeira-dama, administrou diversos programas sociais que ajudaram a projetar sua imagem.

Esta é a terceira vez que Torres disputa uma eleição presidente. Nas duas primeiras, chegou ao segundo turno contra Jimmy Morales, em 2015, e Alejandro Giammattei, em 2019.

Segundo o Brasil de Fato, ela foi a única entre os três favoritos nesta eleição que não ficou em terceiro lugar em nenhuma pesquisa e que apresentou vantagem acima da margem de erro.

Ao lado de Sandra Torres na corrida eleitoral está Bernardo Arévalo, filho do ex-presidente Juan José Arévalo. Ele é sociólogo e integra o partido Movimento Semente, que se descreve como “ecologista, progressista e liberal”.

Nas pesquisas, Arévalo somou entre 4 e 6% das intenções de votos da população. Segundo o Opera Mundi, ele possui um stilo semelhante ao de Gabriel Boric, presidente do Chile

De acordo com o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Guatemala, já foram apuradas 98% das urnas. O pleito contou a participação de 60% da população. O segundo turno das eleições na Guatemala está marcado para o dia 20 de agosto. Quem vencer assume no dia 14 de janeiro de 2024 e substitui o atual presidente Alejandro Giammattei.


Foto: Reprodução.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.