Curtas
Dias Toffoli será relator do pedido de Deltan Dallagnol para suspender cassação
Dias Toffoli será relator do pedido de Deltan Dallagnol para suspender cassação
O ministro Dias Toffoli será o relator, no Supremo Tribunal Federal (STF), do pedido da defesa do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) para suspender a decisão de perda do mandato emitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 16 de maio. Os advogados pedem que ele fique no cargo até o esgotamento dos recursos.
A defesa também alegou que a decisão do tribunal ainda não foi publicado, mas que mesmo assim já há procedimento em andamento na Corregedoria da Câmara para retirar Dallagnol do cargo.
O pedido da defesa foi enviado na quinta-feira, 01º. A escolha de Dias Toffoli foi feita por sorteio sem a participação dos ministros que compõem o colegiado do TSE.
O deputado foi cassado após os ministros entenderem que ele pediu demissão do cargo de procurador no Ministério Público do Paraná para evitar punições. Dallagnol respondia a processos disciplinas internos que poderiam levar a punições.
A Lei da Ficha Limpa e da Inelegibilidade não autorizam a candidatura de quem deixa o Judiciário ou o Ministério Pública para escapar de condenações.
Foto: Nelson Jr./SCO/STF/Vinicius Loures/Câmara dos Deputados.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.