?>

Opinião

DEMOCRACIA SEMPRE

DEMOCRACIA SEMPRE

Editorial por RED
29/10/2022 09:30 • Atualizado em 31/10/2022 17:13
DEMOCRACIA SEMPRE

A democracia está em risco e cabe a cada um de nós defendê-la neste domingo, 30 de outubro.

Nos pleitos que se decidem em segundo turno, muitos eleitores votam “contra” e não “a favor” de um projeto ou de um candidato.

Nestas eleições, antes da avaliação dos projetos de governo que uns e outros candidatos apresentam, que podem agradar ou desagradar a cada eleitor dependendo de suas convicções sobre o tipo de país e de estado que julgam mais adequados, o que precisa ser avaliado é o tipo de sociedade e de sistema político em que desejam viver e legar às gerações futuras.

O que se decidirá no domingo será a forma e o método que escolheremos para defender os projetos que julgamos mais adequados e o ambiente social em que pretendemos viver.

Sem democracia haverá pouquíssimo espaço para a defesa e, quiçá, a construção de qualquer projeto que não seja o dos detentores do poder e da força.

Neste domingo, a escolha será entre democracia ou autoritarismo.

De um lado, um candidato que no seu período de governo desrespeitou a Constituição Federal, promoveu o armamento e a violência, ameaçou e ameaça não respeitar o resultado das urnas.

De outro lado, um candidato que durante seus dois governos respeitou a Constituição Federal e, em respeito às leis e às instituições públicas, se submeteu a julgamentos e condenações que se revelaram impostas por juízes e tribunais parciais e incompetentes para julgá-lo.

Pela democracia, pela tolerância e pelo estado democrático de direito, vote Lula neste domingo.

Toque novamente para sair.