?>

Curtas

Debate: Bolsonaro distorce dados sobre desmatamento; Lula diz que vai acabar com garimpo ilegal

Debate: Bolsonaro distorce dados sobre desmatamento; Lula diz que vai acabar com garimpo ilegal

Eleições 2022 por RED
17/10/2022 11:34
Debate: Bolsonaro distorce dados sobre desmatamento; Lula diz que vai acabar com garimpo ilegal

“Vocês estão brincando de derrubar árvore”, disse petista durante debate na TV Bandeirantes.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, durante o debate na TV Bandeirantes, na noite deste domingo (16), a preservação ambiental, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) distorceu os dados do desmatamento durante o seu governo. O tema dominou boa parte do terceiro bloco do confronto entre os candidatos ao Palácio do Planalto.

“Foi no nosso governo o menor desmatamento da Amazônia. Foi no nosso governo. E o seu é o maior todo ano. Vocês estão brincando de desmatar, vocês estão brincando de abrir cerca, vocês estão brincando de derrubar árvore, vocês vão ver o que vai acontecer com o comércio brasileiro, porque o brasileiro do agronegócio que é sério, aquele que quer ganhar dinheiro, aquele que quer exportar, sabe que não pode invadir a Amazônia”, afirmou Lula.

“Nós vamos ganhar as eleições para poder cuidar da Amazônia e não permitir que haja invasão em terra indígena, em garimpo ilegal, e muito menos alguém querer plantar milho, soja ou algum outro produto no lugar que não se pode plantar”, declarou o petista.

Na resposta, Bolsonaro disse: “Dá um Google em casa aí: ‘Desmatamento 2003 a 2006’, quatro anos do governo Lula. Depois dá um Google: ‘Desmatamento, Jair Bolsonaro, 2019 a 22’. No seu governo foi desmatado mais do que o dobro do que o meu. Dá um Google em casa. Deixa eu terminar, Lula. Dá um Google em casa. Você desmatou duas vezes e meio mais do que no meu governo”.

Logo em seguida, contudo, entidades que atuam com o tema contestaram o presidente nas redes sociais. O Observatório do Clima, rede da sociedade civil que luta contra a crise climática, publicou a seguinte mensagem no Twitter: “Jair Bolsonaro MENTE sobre desmatamento no governo Lula. O PT pegou o desmatamento em 25 mil km2 e reduziu a 4.500 km2. Bolsonaro pegou com 7.500 km2 e levou a 13.000 km2”, escreveu.

 

Em Brasil de Fato.

Notícia publicada originalmente aqui.

Imagem – reprodução do debate.

 

Toque novamente para sair.