Curtas
Datafolha: 47% defendem a indicação de uma mulher para o STF; 51% são indiferentes ao sexo
Datafolha: 47% defendem a indicação de uma mulher para o STF; 51% são indiferentes ao sexo
O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta sexta-feira, 15, uma pesquisa do Datafolha que questionou sobre a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para 47% dos entrevistados, a indicação de uma mulher é considerada importante. Para a maioria, 51%, o sexo da pessoa é indiferente.
A pesquisa ouviu 2.016 pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 12 e 13 deste mês, em 139 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O presidente Lula irá indicar um novo nome para o STF em razão da aposentadoria da ministra, e atual presidente da Corte, Rosa Weber. A saída está prevista para o dia 2 de outubro. Há uma mobilização para a indicação de uma mulher já que existem apenas duas entre os onze ministros.
Detalhes
Além da preferência ou não pela indicação de uma mulher, o Datafolha detalhou a opinião dos entrevistados quanto ao gênero, classe social e opinião política.
- Entre as mulheres, 49% querem que Lula indique uma mulher e outros 49% são indiferentes;
- Entre os homens, 53% não tem preferência e 44% acham que deve ser um mulher;
- Para a classe média, que ganha entre 5 e 10 salários mínimos, 57 % não se importam com o sexo e 40% defendem a indicação de uma mulher;
- Entre os eleitores de Lula, 60% preferem uma nova ministra e 38% são indiferentes ao sexo;
- Entre os eleitores de Bolsonaro, 66% não possuem preferência e 31% defendem a indicação de uma mulher.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.