Curtas
Datafolha: 27% dizem votar em Lula por desempenho na área social; 27% afirmam votar em Bolsonaro por imagem pessoal
Datafolha: 27% dizem votar em Lula por desempenho na área social; 27% afirmam votar em Bolsonaro por imagem pessoal
Foram entrevistadas 2.898 pessoas entre os dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Dados da última pesquisa Datafolha divulgados nesta terça-feira (18) apontam que o principal motivo citado pelos eleitores de Lula (PT) para votarem no petista é o desempenho de seu governo na área social (27%).
Já a motivação mais citada (27%) entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) é a imagem pessoal do presidente. Entre os atributos pessoais mencionados estão “defensor da família”, “honesto” e “gosta dele”.
Entre os eleitores de Lula, os principais motivos citados de forma espontânea foram:
- Aprovação do desempenho de seu governo na área social: 27%
- Tirar o atual presidente: 18%
- Avaliar que o candidato tem um bom projeto de governo: 18%
- Aprovar suas propostas na economia: 15%
- Atributos pessoais do candidato: 10%
- Aprovar suas propostas na área da educação: 8%
- Necessidade de mudança: 7%
Entre os eleitores de Bolsonaro, os principais motivos citados de forma espontânea foram:
- Atributos pessoais do candidato: 27%
- Avaliar que o candidato tem um bom projeto de governo: 19%
- Não vota em “ladrão, corruptos, ex-presidiário”: 12%
- Combate à corrupção: 10%
- Aprovar suas propostas na economia: 10%
- Não gosta do PT/ é anti PT: 9%
- Princípios cristãos/ Apoia quem é da igreja/ homem de Deus: 7%
Citam o bom desempenho de Lula na área social principalmente os menos escolarizados (35%), os evangélicos (32%) e os moradores da região Nordeste (31%).
Entre os eleitores que votaram em Simone Tebet no primeiro turno, 29% dizem votar em Lula agora com a justificativa de tirar o atual presidente do poder. Entre os eleitores de Ciro esse índice é de 25%.
Entre os eleitores do Nordeste que votam em Bolsonaro, 39% citam características de sua imagem pessoal, com destaque para defesa da família (21%). Entre os evangélicos esses índices também ficam acima da média: imagem pessoal 31%, e defesa da família 20%.
Indecisos
Os principais motivos citados pelos que ainda não decidiram o voto para o segundo turno foram:
- Não sabe qual é o melhor: 17%
- Ainda está pensando: 15%
- Não gosta de nenhum dos candidatos: 13%
- Candidatos só falam mal um do outro: 12%
- Não confia em nenhum: 7%
Foram entrevistadas 2.898 pessoas em 180 municípios, entre os dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01682/2022.
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