?>

Curtas

Cuidado: golpistas já distribuem links falsos do Desenrola Brasil

Cuidado: golpistas já distribuem links falsos do Desenrola Brasil

Geral por RED
19/07/2023 10:52
Cuidado: golpistas já distribuem links falsos do Desenrola Brasil

O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil foi lançado nesta segunda-feira (17) e os golpistas não perderam tempo: já circulam links de fraudes no WhatsApp e nas redes sociais.

A Folha de São Paulo fez uma busca no Facebook pelo termo “desenrola”, que retornou com centenas de links patrocinados, dos quais a maioria são de sites fraudulentos. Um deles  simula até um chatbot (atendimento por inteligência artificial) que faz perguntas e as responde com promessas enganosas sobre o programa de renegociação de dívidas.

A reportagem procurou a Meta, responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, uma vez que ela recebe dinheiro pelos links patrocinados. A empresa afirma não permitir atividades fraudulentas ou quaisquer atividades que violem seus padrões de comunidade e publicidade.

“Usamos uma combinação de denúncias da nossa comunidade, tecnologia e revisão humana para identificar conteúdos violadores e aplicar nossas políticas”, garante a Meta, que diz incentivar os usuários a denunciar golpes na própria plataforma.

A Agência Lupa também verificou recentemente alguns links que circulam no WhatsApp. Um deles supostamente seria da Serasa.

Procurada pela reportagem, a Serasa diz que faz renegociação de dívidas apenas por meio dos canais oficiais da empresa —o site Serasa Limpa Nome, o aplicativo para smartphone Android e iPhone e o WhatsApp (11) 99575-2096.

Já os bancos participantes do Desenrola têm canais próprios para os correntistas interessados em quitar dívidas adquiridas entre 2019 e 2022 e é o endividado que deve procurá-los para negociar, e não o contrário. Por isso, qualquer link que não seja da instituição financeira é suspeito de golpe.

A Folha falou com a coordenadora de soluções da Serasa, Franciele Tiburcio, que disse ser comum que golpistas se passem por representantes de empresas que renegociam dívidas nas redes sociais para oferecer propostas incompatíveis com o que é praticado no mercado. “Prometem retirar a negativação na hora e aumentar o score [pontuação] de crédito em 24 horas, o que é impossível”, explica Franciele.

De acordo com relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky, o Brasil é líder global em fraudes aplicadas a partir de links falsos —a prática usa uma isca e, por isso, é chamada de phishing, em referência ao verbo pescar, em inglês. Os estelionatários usam esse engodo para furtar dinheiro e informações pessoais, que podem ser usadas em outros golpes financeiros —compra online, criação de contas-laranja, entre outros crimes.

A Kaspersky identificou 76 mil tentativas de phishing no Brasil apenas em 2022. Em menor proporção, os golpes também ocorrem no Telegram e Viber.

Como renegociar dívidas de forma segura:

Interessados em participar do Desenrola Brasil precisam procurar seus bancos até 30 de dezembro deste ano. As instituições financeiras reiteram que não enviam links do programa espontaneamente por qualquer meio. É a pessoa que deve procurar uma agência ou os canais oficiais da sua conta.

Já a Serasa disponibiliza um verificador de meio de pagamentos na plataforma Limpa Nome, disponível na internet, no Google Play e na App Store.

Após fazer login com CPF e senha, o usuário deve selecionar a aba Soluções. Depois, ir até a opção Validar Meio de Pagamento na seção Pagamentos. Por fim, é preciso acrescentar o código do Pix ou do código de barras no campo indicado.

Caso o boleto não seja da Serasa, verifique se no campo beneficiário consta uma instituição financeira autorizada a renegociar dívidas.


Imagem: Pixabay.

Toque novamente para sair.