Curtas
Cristiano Zanin é aprovado em sabatina no Senado
Cristiano Zanin é aprovado em sabatina no Senado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira, 21, a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O placar foi de 58 votos a 18 em votação secreta no plenário.
A sabatina na comissão durou quase oito horas. Zanin respondeu perguntas dos parlamentares sobre seus posicionamentos frente a assuntos como aborto, drogas, processo jurídico, situações de impedimento para julgar, democracia e o papel do STF.
“Não tenho atividade político-partidária e de qualquer forma penso que o exercício da função de juiz da alta mais Corte do país demanda uma atuação imparcial e independente. Isso aliás é o que eu sempre defendi. E inclusive defendi nos tribunais e perante o comitê de direitos humanos da ONU. É assunto que sempre me preocupou, que sempre defendi e defenderei com mais vigor”, declarou.
Sua indicação foi aprovada na CCJ por 21 votos a 5. Posteriormente seguiu para o plenário, onde também obteve a maioria.
Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, aposentado em abril. A posse do novo ministro do STF ainda não foi marcada.
Com informações do Brasil de Fato.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.