?>

Curtas

CPMI determina quebra de sigilo de Daniel Cid, irmão de Mauro Cid que atua com milícias digitais

CPMI determina quebra de sigilo de Daniel Cid, irmão de Mauro Cid que atua com milícias digitais

Politica por RED
13/07/2023 14:26
CPMI determina quebra de sigilo de Daniel Cid, irmão de Mauro Cid que atua com milícias digitais

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas determinou que quebra do sigilo das empresas ligadas ao empresário Daniel Barbosa Cid, irmão do tenente-coronel Mauro Cid. Daniel está envolvido com milícias digitais e divulgação de informações falsas.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora na CPMI, é autora de dois requerimentos aprovados. O primeiro pede que a Secretaria da Receita Federal informe a existência de registros de empresas estrangeiras no nome de Daniel. O segundo determina que o Banco Central do Brasil encaminhe informações sobre o empresário.

“A imprensa noticiou que o irmão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República operou “milícia digital” contra as eleições e disseminou fake news. É necessário saber os negócios que a família tem no exterior para, posteriormente, investigar o caminho do dinheiro que pode levar aos financiadores do golpe tramado”, escreveu a relatora nos dois requerimentos.

Em maio, uma reportagem do site Metrópoles mostrou que Daniel Barbosa Cid é o criador e o administrador do “brasileiros.social”, página que hospedou documentos usados em mensagens falsas disparadas pelo Telegram e em lives feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entre os documentos estão o falso estudo sobre a eficácia de tratamentos precoces contra a covid-19 e o inquérito sigiloso da Polícia Federal (PF) sobre tentativa de ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foi vazado por Bolsonaro. Ele já foi ouvido pela PF e afirmou ter colocado documentos no site a pedido de seu irmão, Mauro Cid.

A reportagem também revelou que a família possui duas mansões registradas em um trust chamado “Cid Family Trust” nos Estados Unidos e que Mauro Cid fazia remessas de dinheiro ao exterior.

Leia mais: Casas milionárias e milícia digital: reportagem mostra os negócios da Família Cid nos EUA e a relação com Bolsonaro


Foto: Reprodução.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.