Curtas
Corregedoria Nacional mantém o juiz Eduardo Appio afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba
Corregedoria Nacional mantém o juiz Eduardo Appio afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba
A Corregedoria Nacional de Justiça decidiu manter o afastamento cautelar do juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato. A informação foi publicada na segunda-feira, 17.
O corregedor nacional, ministro Luis Felipe Salomão, citou elementos suficientes para a manutenção do afastamento até o final da apuração do caso.
“A continuidade do magistrado investigado no exercício da atividade jurisdicional poderia atrapalhar a regular apuração de todo o ocorrido, com o livre acesso aos sistemas de informática da Justiça Federal e a possibilidade de manipulação de dados essenciais à investigação”, argumentou.
Appio está afastado desde maio após acusados de ter cometido infrações disciplinares graves. O juiz teria ameaçado o desembargador Marcello Malucelli e seu filho, João Malucelli, através de uma ligação telefônica.
Também desde maio está ocorrendo uma correição extraordinário na 13ª Vara Federal de Curitiba e nos gabinetes da 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Há, aproximadamente, 30 representações em andamento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra os integrantes do tribunal.
O relatório deve ser finalizado em breve, conforme informou a Agência CNJ de Notícias.
Foto: Reprodução/Justiça Federal.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.