?>

Curtas

Conduta de Lula é aprovada por mais de 60% dos brasileiros, mostra Datafolha

Conduta de Lula é aprovada por mais de 60% dos brasileiros, mostra Datafolha

Noticia por RED
02/04/2023 13:12
Conduta de Lula é aprovada por mais de 60% dos brasileiros, mostra Datafolha

Avalição diz respeito aos primeiros três meses no novo mandato do petista, que soma 38% de aprovação.

O comportamento do presidente Lula (PT) no cargo máximo da República ao longo dos 90 dias do seu terceiro mandato tem agradado 61% da população, de acordo com a Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1).

Ao longo desses primeiros três meses de 2023, Lula disparou críticas, na sua maioria, contra o mercado e o Banco Central. Recentemente, gerou polêmicas ao falar sobre o ex-juiz e senador Sérgio Moro (União/PR).

Em meio as repercussões, 37% avaliaram que Lula se comporta adequadamente como presidente o tempo todo, enquanto 24% acham que ele o faz quase sempre.

Na contramão, 20% acham que Lula não age de forma correta referente ao cargo que ocupa na maioria das oportunidades, e outros 18% dizem que ele nunca o faz. Apenas 2% dos entrevistados não souberam responder.

Aprovação

A pesquisa também mostra que o presidente Lula tem 38% de aprovação da população, após os três primeiros meses de seu governo.

Esse é o índice de pessoas que consideraram a gestão como ótima ou boa. Consideram a administração regular 30% e 29% a definiram como ruim ou péssima. Já 3% não souberam responder.

O percentual de aprovação de Lula é melhor do que do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que tinha 32% de ótimo/bom no mesmo período do seu mandato em 2019.

Já sobre a expectativa do eleitorado, 51% dos entrevistados acreditam que Lula fez menos do que poderia nesses três meses como presidente, enquanto 18% avaliam que ele fez mais e 25% considera que ele entregou o esperado.

Sobre o levantamento

A Pesquisa Datafolha entrevistou 2.208 eleitores entre os dias 29 e 30 de março, em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

 

Publicado originalmente em GGN.

Foto – Joédson Alves/Agência Brasil

Toque novamente para sair.