Curtas
Comunidade científica otimista com governo Lula
Comunidade científica otimista com governo Lula
Especialistas aguardam ‘reconstrução’ do Ministério da Ciência e desbloqueio de fundo que pode causar apagão em pesquisas.
A área da ciência e tecnologia foi uma das mais afetadas pelos cortes orçamentários do governo Jair Bolsonaro (PL), e a expectativa é que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traga melhores perspectivas.
Segundo especialistas ouvidos pelo portal G1, o cenário atual mostra-se desfavorável para o setor, a começar pela proposta orçamentária enviada por Bolsonaro para o Congresso Nacional.
O governo atual projetou cerca de R$ 17 bilhões para as áreas de ciência e tecnologia, valor próximo ao que era investido há pelo menos 15 anos.
Para os cientistas e pesquisadores entrevistados, a vitória de Lula é um respiro para o setor, mas que é preciso recursos para que os investimentos não fiquem estagnados.
Um ponto fundamental apontado pelos pesquisadores está no bloqueio dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), ocorrido por meio de medida provisória assinada por Bolsonaro em agosto.
Esse dinheiro é apontado como o principal mecanismo de financiamento do setor, seja por empresas privadas interessadas em inovação ou por universidades e instituições ligadas à ciência.
Além do desbloqueio de verbas do FNDCT, os cientistas aguardam a recomposição do orçamento e da gestão dos órgãos ligados ao MCTI; novas estratégias para o desenvolvimento científico e tecnológico; e o reajuste de bolsas de pesquisa.
Notícia publicada originalmente em GGN.
Imagem – reprodução.
Toque novamente para sair.