?>

Curtas

Comissão do Senado aprova novo arcabouço fiscal. Matéria segue para o plenário

Comissão do Senado aprova novo arcabouço fiscal. Matéria segue para o plenário

Politica por RED
21/06/2023 14:05 • Atualizado em 21/06/2023 14:08
Comissão do Senado aprova novo arcabouço fiscal. Matéria segue para o plenário

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o relatório do relator, o senador Omar Aziz (PSD-AM), sobre o novo arcabouço fiscal nesta quarta-feira, 21. O texto passou com o placar de 19 votos a 6 e substitui o atual de teto de gastos. Agora, a matéria segue para o plenário do Senado Federal.

O novo arcabouço fiscal já foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas o relatório promove mudanças no texto. O relator retirou o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e os gastos com ciência, tecnologia e inovação dos limites de gastos impostos pelo arcabouço. Se aprovado no Senado, irá retornar para a Câmara.

Para Omar Aziz, as regras vão permitir a estabilização da dívida. “Você tem um limite de gastos de 70% e com os outros 30%, que possivelmente terá um excesso de arrecadação, você está se comprometendo já a diminuir a dívida pública, que é um dívida em real, nós não temos dívida em dólar”, explicou.

Durante a sessão na comissão, duas emendas com possíveis mudanças no texto foram rejeitadas pela maioria. A primeira, apresentada Carlos Portinho (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN), estabelecia gatilhos de contenção de despesas que seriam acionados com base na relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida pública.

A segunda, feita por Mecias de Jesus (Republicanos-RR), pretendia retirar o piso da enfermagem do rol de despesas submetidas ao arcabouço.

O Projeto de Lei Complementar que cria o novo arcabouço fiscal (PL nº 93/2023) pode ser votado ainda nesta quarta-feira no plenário do Senado.


Com informações da Agência Brasil.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.