Destaque
Collares foi um injustiçado
Collares foi um injustiçado
Por CARLOS BASTOS*
Aos 97 anos, Alceu de Deus Collares embarcou em nova vida. Ele acreditava que as pessoas reencarnam.
Foi o primeiro negro a governar o Rio Grande do Sul. E como foi bonita sua trajetória aqui na Terra! Filho de um casal de trabalhadores rurais, começou sua vida vendendo frutas nas ruas de Bagé, sua cidade natal. Enfrentou muitas dificuldades para estudar. Mais tarde, com muito esforço, conseguiu ingressar nos quadros dos Correios e Telégrafos. Já maduro, fez o curso de Direito. E já tinha se apaixonado pela política.
Elegeu-se duas vezes vereador em Porto Alegre pelo MDB e fracassou na primeira tentativa de se eleger deputado federal. Depois teve cinco mandatos na Câmara Federal, sempre entre os mais votados.
Quando do regresso de Brizola do exílio, ele ingressou no PDT. Embora comungassem as mesmas ideias, eles tiveram suas divergências. Depois, Collares se elegeu prefeito de Porto Alegre. Convergiram quando ambos lançaram a candidatura do falecido deputado Carrion Junior a prefeito da capital contra o desejo do partido, que defendia Araújo. Suas divergências eram pontuais.
Cito uma das tantas histórias, envolvendo os dois. Quando Brizola era governador do Rio, em seu segundo mandato, e Collares comandava o Palácio Piratini, Collares liga para Brizola e diz que no dia seguinte estaria no Rio. Brizola fica muito faceiro e fala que podem colocar as conversas em dia. Daí Collares o informa que vai participar de um almoço com Roberto Marinho, na Rede Globo. O tom da conversa muda. Brizola pergunta se Collares o estava comunicando ou consultando. Collares replica que um governava o Rio Grande do Sul e o outro o Rio de Janeiro e que ele o estava comunicando. Brizola se limita a dizer: “Está comunicado”. E desliga o telefone com força.
Retornando à personalidade de Collares, registro que, quando era governador, ele era muito disciplinado. Acordava às 5 horas da madrugada e dedicava uma hora para a leitura dos jornais de Porto Alegre e do centro do país. Depois dedicava outra hora para ler livros sobre política e economia. Às 8 horas em ponto, ele ingressava no seu gabinete todos os dias.
Collares foi muito injustiçado. Ele poderia ter se afastado do governo e concorrido ao Senado e se elegeria, mas criaram a CPI da Propina, que não provou nada e impediu que ele disputasse o Senado.
Seu governo implantou 100 CIEPS no Estado. Recuperou milhares de escolas e criou os Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento).
Missão cumprida, grande Alceu de Deus Collares.
*Carlos Bastos é jornalista
Foto: Ex-governador do Rio Grande do Sul, ex-Prefeito de Porto Alegre e ex-deputado Alceu Collares (PDT). Foto: Divulgação
Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.
Toque novamente para sair.