Curtas
China e Brasil fecham primeira operação completa em moedas locais
China e Brasil fecham primeira operação completa em moedas locais
Segundo o Banco da China Brasil SA, subsidiária do quarto maior banco estatal chinês, foi realizada pela primeira vez uma operação de comércio entre o Brasil e o país asiático em circuito fechado com as moedas locais, com transações financiadas e liquidadas em yuan e convertidas diretamente para real.
Foi uma exportação de celulose da Eldorado Brasil, empresa de São Paulo com representação em Xangai. O produto foi enviado em agosto do porto de Santos para o de Qingdao. As transações financeiras ocorreram no mês seguinte, até a finalização em moeda brasileira, no dia 28 de setembro.
A operação repercutiu amplamente na China, tanto na estatal CCTV e na rede social Weibo, como na imprensa de Singapura e Taipé. Foi apontada como “marco na história do comércio sino-brasileiro, que fornecerá os caminhos para mais empresas” e como uma “boa notícia para o mundo multipolar”.
O noticiário lembrou a visita do presidente Lula a Pequim, em abril, quando assinou com Xi Jinping um memorando de entendimento para promover o comércio bilateral nas moedas locais. Outros movimentos na mesma direção vêm sendo feitos desde o início do ano, inclusive pelos dois bancos centrais.
Na ocasião, Lula também visitou Xangai e o Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco do Brics, para a posse oficial de Dilma Rousseff como presidente da instituição, e defendeu a busca de alternativas para o comércio feito em dólar, já então valorizado por taxas elevadas de juros.
Reprodução
Toque novamente para sair.