?>

Curtas

Cheia no Guaíba é iminente e será de grandes proporções

Cheia no Guaíba é iminente e será de grandes proporções

Noticia por RED
01/05/2024 20:58

Guaíba entrou em cheia ainda na tarde desta quarta-feira (1º) e subirá muito nos próximos dias com grande inundação nas ilhas

A MetSul Meteorologia alerta que uma cheia do Guaíba em Porto Alegre é iminente e que deve ser de grandes proporções, rivalizando com algumas das maiores da história nos últimos 80 anos. A população das ilhas de Porto Alegre e do Delta do Jacuí deve iniciar imediatamente os preparativos para remoção de objetos pessoais e preservar o seu patrimônio.

O nível do Guaíba na régua do Cais Mauá, no Centro, que ontem estava em 1,40 metro nas primeiras horas da tarde, no começo da tarde desta quarta-feira estava em 1,97 metro e, assim, praticamente na cota de cheia de 2,00 metros.

A tendência é que o nível siga subindo rápida e acentuadamente. As águas dos rios contribuintes (Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos) tardam até 48 horas para alcançar o Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre, mas choveu demais na parte final desta bacias e a água recém começa a chegar.

Quase toda a vazão da chuva já ocorrida ainda não chegou e tem mais chuva extrema para cair nos rios contribuintes, assim o pior da cheia deve ocorrer no final desta semana e na semana que vem na área do Guaíba.

Não é possível estimar a altura exata que o Guaíba possa chegar, uma vez que o evento de instabilidade está distante do fim e o que vai chover ainda é previsão e não um dado real observado que possa permitir melhor avaliação, mas com o que já se sabe pelo que choveu e onde choveu é possível alertar que uma grande cheia é altamente provável.

Considerando os picos históricos das últimas horas do Rio Taquari (27 metros no Porto de Estrela), a cheia enorme do Rio Caí (16,5 metros em São Sebastião do Caí) e a imensa quantidade de águe que caiu no Jacuí no Centro e no Norte do estado (300 mm a 500 mm), e ainda a tendência de chover mais nestas bacias, o Guaíba se encaminha para ter uma das maiores cheias dos últimos 80 anos, desde 1941.

É factível que o Guaíba possa se aproximar ou atingir a cota de extravasamento de 3,00 metros no Centro, mas é cedo ainda para se afirmar que alcançará tal marca e quando. Neste época do ano, no último século, o Guaíba só atingiu 3,00 metros na enchente de abril e maio de 1941. Nas outras vezes em que transbordou com 3,00 metros, as enchentes se deram no fim do inverno e na primavera com 3,11 metros (setembro de 1967), 3,18 metros (setembro de 2023) e 3,46 metros (novembro de 2023).


Informações da METSUL – Meteorologia.

Toque novamente para sair.