?>

Opinião

Celebrar e Recontruir

Celebrar e Recontruir

Artigo por RED
22/12/2022 17:33 • Atualizado em 02/01/2023 09:06
Celebrar e Recontruir

De Alfredo Fedrizzi*

Dia de celebrar uma vitória gigante. O discurso de Lula foi impecável. De estadista. De paz. Fundamental para o momento em que estamos vivendo. Está certo quando diz que vai “Governar para os 215 milhões de brasileiros e não apenas para aqueles que votaram nele”.
Os desafios agora são de várias ordens: interna, compondo com todos os segmentos que construíram a vitória. E externa, mostrando para muito mais gente o país que se quer reconstruir, sem medos e com menos desigualdade social. A resposta precisa vir nas ações, de um governo de transparência, de políticas públicas, de prioridade no combate à fome, de reconstrução da educação, da saúde.

Sabemos que as resistências vão continuar. Ânimos acirrados, vitória apertada, governadores de oposição nos maiores estados, Congresso hostil, vão exigir o máximo de Lula e da composição que o ajudou a retirar o pior governo que esse país já teve em toda a sua história.

Passado o momento de celebração que todos nós merecemos, precisamos permanecer unidos para reconstruirmos a democracia. Saímos dessa luta mais fortalecidos do que quando entramos. É chegada a hora do povo brasileiro amadurecer, se responsabilizando pela construção de uma cultura de combate à corrupção na sua raiz estrutural. A figura do Lula, sua experiência acumulada, será importante. É inegável. No entanto, um governo não se faz de um homem só! Aliás, não precisamos de salvadores e sim de um líder que, junto com o povo, faça o que precisa ser feito.

Pela capacidade de liderança, Lula demonstrou que sabe fazer conexões com pessoas experientes e capazes, fundamentais para reconstruir o país, fazendo um contraponto com à caquistocracia (o governo dos piores) que foi derrotada.

Não é momento para incitar mais ódio, nem a revolta do adversário. A melhor resposta será nas ações assertivas que devem começar já com a escolha dos Ministros. É no AGIR, que Lula pode mostrar que é uma pessoa mais preparada e experiente do que sempre foi. Pode ser um governo para fazer história. Um governo de pacificação nacional.

Política é a arte de conversar, de se comunicar. De dizer e fazer coisas que o outro entenda, que importe para ele.
Por isso a comunicação precisa ser estratégica.
Pautar o discurso. Propor uma agenda para a sociedade. Que olhe para o futuro e que resolva.
O governo vai precisar reconstruir a credibilidade junto aos quase 50% que acreditaram nas mentiras do adversário. Vai precisar ser muito atuante desde o primeiro dia, usando linguagem, formatos e tecnologia dos tempos de TikToks, algoritmos e inteligência artificial, para atingir cada segmento, em cada canto do país.

 

*Jornalista e consultor de transformação de negócios e aceleração digital.

Foto – Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.