Destaque
CARTA DE APOIO À CIENTISTA LUCIANA GATTI.
CARTA DE APOIO À CIENTISTA LUCIANA GATTI.
Em Defesa da Justiça climática
PASTORAL POPULAR LUTERANA – PPL
A quem luta em defesa das florestas e contra a sua destruição no Brasil.
Desde os anos de 1980 a PPL – Pastoral Popular Luterana se posicionou em defesa da agricultura familiar, do meio ambiente, da proteção às fontes das águas, dos rios, dos lagos, do oceano. Em suas ações práticas, assumiu lutas como o Movimento em Defesa de Atingidos por Barragens em SC e RS, juntou-se a vários movimentos de mulheres e suas lutas contra a violência doméstica e o feminicídio. Defendeu o direito dos Povos Indígenas e uma presença libertadora em seus trabalhos com diversas comunidades no AC, RO, CE, ES, SC e RS.
Considerando essa trajetória, viemos a público para manifestar nossa grande preocupação com os criminosos atos das queimadas recentes que atingiram florestas, o pantanal, o cerrado e outros territórios, em especial, áreas federais de proteção ambiental e territórios indígenas. Nesse sentido, expressamos nosso veemente apoio aos trabalhos da cientista Luciana Gatti e toda a equipe científica do INPE, cujos serviços qualificados estão sendo resgatados no atual governo, superando o negacionismo de anos anteriores. Manifestamos também nosso público protesto contra quem age em desrespeito às leis ambientais e conspira contra o país, sua fauna e sua flora, inviabilizando a VIDA de todo nosso povo.
Em entrevista contundente ao site Brasil 247, Luciana Gatti fez um alerta sobre a origem dos incêndios florestais no Brasil. Baseando-se em monitoramentos por satélite, ela confirmou que a maioria dos focos de queimadas no país são causados por ação humana. “Os dados são claros. Não é natural. Estamos falando de uma ação deliberada e coordenada que coloca em risco o futuro da nossa biodiversidade e, consequentemente, o próprio clima do planeta”, destacou Gatti (cf. site Brasil 247, 22/09/2024 -tps://www.brasil247.com/meioambiente/os-incendios-estao-sendo- causados-por-acao-humana-alerta-cientista-luciana-gatti). Segundo a pesquisadora, o uso de satélites possibilita identificar com precisão os locais e horários das queimadas. “Chegamos ao ponto de, em apenas 90 minutos, milhares de incêndios serem registrados em diferentes regiões. Isso não pode ser fruto do acaso. São ações intencionais, e é assustador que as autoridades não estejam tomando as devidas providências”, criticou a cientista.
Esses fatos estarrecedores envolvem facções criminosas, empresas e certos grupos políticos que sistematicamente agem e incentivam práticas destrutivas e deletérias para o meio ambiente e a saúde humana. Como uma pastoral que defende a VIDA em sua acepção ampla e diversa, reiteramos que as autoridades governamentais, o Judiciário e o Legislativo devem posicionar-se clara e urgentemente neste momento para coibir esses crimes, processar seus agentes e mandantes, e colaborar para que o Plano Nacional contra a Crise Climática seja aprovado e colocado em prática o mais breve possível.
Um texto tão antigo como o texto de 1 Crônicas 16.33 sirva como insp ração para nós hoje: “Cantem de alegria as árvores da floresta na presença do Deus vivo, porque ele vem julgar a terra”. Esta verdadeira profecia se completa com o Salmo 98.2: “O Deus vivo fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça diante dos olhos das nações”. Que na atual Assembleia Geral da ONU, que se realiza em Novo York nestes dias, os principais líderes mundiais decidam por Justiça Climática Já, contra a Fome e as desigualdades cruéis que dividem os povos e as nações.
Palmitos, setembro de 2024.
Coordenação Nacional da PPL
Foto: Reprodução
Toque novamente para sair.