?>

Curtas

Campanha da polio termina nesta sexta: Brasil vacinou apenas 54% das crianças

Campanha da polio termina nesta sexta: Brasil vacinou apenas 54% das crianças

Noticia por RED
29/09/2022 11:20
Campanha da polio termina nesta sexta: Brasil vacinou apenas 54% das crianças

A poliomielite, popularmente chamada de paralisia infantil, foi erradicada no país desde 1994, mas este ano não chega perto da meta de 95% de imunização, preocupando especialistas pela possibilidade de volta da doença.

Prorrogada até amanhã, sexta-feira (30), a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite está longe de atingir a meta estabelecida de pelo menos 95% da população infantil menor de 5 anos. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 54% das crianças foram imunizadas até quarta-feira (28). O levantamento indica que nenhum estado atingiu a meta, tendo variações de 23% a 86% entre as unidades federativas. 

A campanha

O público da campanha nacional contra a pólio são ascrianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha (aos 15 meses e aos quatro anos de idade). Ou seja, TODAS as crianças até 5 anos de idade deveriam buscar a unidade básica de saúde mais próxima para colocar em dia seu calendário vacinal ou ganhar a dose de reforço para aqueles que já estão em dia. 

Erradicação em risco

A doença, transmitida por um vírus e caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início  repentino e evolução rápida em questão de dias, é erradicada no Brasil desde 1994 graças a vacinação. Mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. A última vez que o Brasil conseguiu ultrapassar a meta considerada ideal foi em 2015, o que aumenta exponencialmente o risco do reaparecimento da doença. 

O Brasil já foi considerado modelo mundial de imunização, mas hoje apresenta queda nos números de vacinas em comparação a outros países.

Alerta no mundo

Na última semana, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou que o Brasil corre o risco muito alto de reintrodução da pólio. Também em setembro, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou uma emergência na tentativa de acelerar os esforços para vacinar moradores contra a poliomielite depois que o vírus foi detectado em amostras de esgoto. Casos também foram detectados em Londres e Jerusalém.

Foto da aplicação da gotinha em Fotos Públicas.

Toque novamente para sair.