?>

Notícia

Câmeras mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro

Câmeras mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro

Politica por RED
19/04/2023 14:32 • Atualizado em 21/04/2023 15:20
Câmeras mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro

Imagens obtidas pela CNN Brasil mostram o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro durante os atos golpistas. Outros militares que integram o gabinete também aparecem nas gravações.

Segundo o jornal, duas câmeras filmaram o general Gonçalves Dias, às 16h29, no terceiro andar do palácio, onde fica a antessala do gabinete do presidente da República. Ele tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete.

Dois minutos depois, às 16h31, ele surge novamente nas imagens, indicando o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar do Palácio do Planalto.

O ministro-chefe do GSI não é o único que estava no local e que aparece nas filmagens do circuito interno. De acordo com a reportagem, outros militares também circularam pelo local, especialmente um general do Exército, não identificado, que trabalha no gabinete. Ele conversou e deu água aos invasores. Em nenhum momento foi feita qualquer movimento de repressão ou prisão.

Fora do prédio, antes da invasão, às 14h55, as imagens mostram que carros de apoio da polícia deixam uma das vias que dá acesso à Praça dos Três Poderes. Em seguida, conforme os invasores iam se aproximando, os seguranças do GSI iam recuando. Dentro do Palácio do Planalto, eles deixaram os postos de trabalhos e em poucos minutos os bolsonaristas ocuparam e destruíram o prédio.

Foram analisadas 22 câmera do circuito interno, totalizando mais 160 horas de filmagens.

Reunião na Câmara

A divulgação das imagens pela CNN Brasil aconteceu horas antes do início da audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, marcada para às 14h. O general Gonçalves Dias é esperado na reunião para questionamentos sobre a atuação do GSI durante os atos golpistas.

Segundo o Congresso em Foco, o GSI se negou a enviar à Câmara as filmagens do Palácio do Planalto. Em documento, foi alegado necessidade sigilos das imagens.

O que diz o GSI

O gabinete divulgou nesta quarta-feira, 19, uma nota sobre as imagens divulgadas pela reportagem da CNN Brasil. O texto não menciona o ministro-chefe, general Gonçalves Dias. Leia a íntegra:

A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos.

Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados.

Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.

Assessoria de Comunicação Social do GSI/PR

Brasília, DF, 19 de abril de 2023.


Foto: Reprodução/CNN

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Atualizado às 14h42 para inclusão do vídeo da Câmara dos Deputados

Toque novamente para sair.