Curtas
Brics anuncia expansão do bloco e convida seis países
Brics anuncia expansão do bloco e convida seis países
A 15° Cúpula do Brics anunciou nesta quinta-feira, 24, a ampliação do bloco. Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos foram convidados formalmente para integrar o grupo. A reunião começou na terça-feira, 22, e termina hoje.
Para integrar o bloco a partir do dia 01° de janeiro de 2024, os países convidados deverão cumprir algumas condições. Na quarta-feira, 23, a ministra das Relações Exteriores da África da Sul, Naledi Pandorm, afirmou que a cúpula entrou em acordo sobre as diretrizes de ampliação.
Além da entrada de novos países, os membros também aprovaram a realização de um estudo para criar uma nova moeda de pagamentos. Em entrevista o Espaço Plural da quarta-feira, o professor de Relações Internacionais Bruno Lima Rocha comentou sobre o poder econômico do Brics.
“Se os tomadores de decisão estão pensando em uma mudança hegemônica mundial, o caminho é a desdolarização. Para desdolarizar, ou se faz uma relação intra-Ásia e a gente não entra, a América Latina não entra, fica sendo exportador de matéria-prima para a China, ou precisa realmente ter uma arquitetura financeira que dê conta de cumprir depósito, uma moeda que vai a ser a moeda corrente internacional”, declarou.
A 15° Cúpula do Brics está sendo sediada em Joanesburgo, na África do Sul. Iniciado na terça-feira, 22, o encontro tem a participação dos presidentes Cyril Ramphosa (África do Sul), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Xi Jiping (China) e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin Rússia, participa de forma remota. As reuniões se encerram nesta quinta-feira, 24.
Foto: Ricardo Stuckert/PR.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.